Sapo-de-chifre-da-amazônia

Fotografia por Bernard DUPONT, CC BY-SA

Local da foto: Cacao, Guiana Francesa

 OpticFilm7400 (Plustek)
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sapo-de-chifre-da-amazônia

Ceratophrys cornuta
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Ceratophryidae
Gênero Ceratophrys
Nome Científico Ceratophrys cornuta(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Amazonian Horned Frog, Suriname Horned Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

O sapo-de-chifre-da-amazônia, conhecido também como sapo-de-chifre-do-suriname, é uma grande espécie de sapo da família Ceratophryidae.

O sapo-de-chifre-da-amazônia apresenta uma variedade de cores, incluindo marrom, castanho, verde-amarelado e verde intenso. Sua pele geralmente é coberta com linhas coloridas mais escuras. A superfície ventral é mais clara, geralmente acinzentada. As coxas são acastanhadas e normalmente cobertas com manchas amarelas sutis. Embora as fêmeas tendem a ser bege na coloração, os machos geralmente apresentam uma coloração com vários tons de verde. Os machos também apresentam uma mistura de cor, com um pouco de tudo, do verde ao marrom. A cabeça é proeminente, o corpo é redondo e possui pequenas verrugas pontudas, e a boca é branca. A característica mais marcante desta espécie é a presença de chifres acima dos olhos.

O sapo-de-chifre-da-amazônia pode atingir até 20 cm de comprimento e as fêmeas são maiores do que os machos.

Biologia

O sapo-de-chifre-da-amazônia é uma espécie de hábitos noturnos, saindo apenas à noite para evitar o calor excessivo do dia. Um comportamento notável deste sapo é a forma que ele captura suas presas. Ele se enterra nas folhas do chão da floresta deixando apenas a cabeça de fora. Escondido desta maneira, espera por qualquer coisa comestível passar por perto - momento no qual ele ataca. Esta espécie pode ser violenta quando totalmente crescida. É um animal solitário e os machos defendem seus territórios violentamente.

O sapo-de-chifre-da-amazônia é um predador voraz com uma grande boca e dentes que ajudam a comer a presa. É considerado um "caçador de emboscada". Come quase tudo que passar por perto e que couber em sua grande boca. Se alimenta de ratos, peixes, sapos menores e girinos de sua própria espécie.

O sapo-de-chifre-da-amazônia atinge a maturidade sexual em torno de 3 a 4 anos de idade. O acasalamento é sazonal e a fêmea coloca cerca de 300 a 600 ovos. O acasalamento é iniciado quando o macho chama pela fêmea. Uma vez que os dois estão emparelhados, os ovos são colocados nas costas da fêmea pelo macho. A fêmea então procura por um local apropriado para depositar os ovos, que eclodem em algum momento entre 3 e 25 dias após a fertilização. Depois de depositar os ovos em um local seguro, os pais não têm nenhum envolvimento parental com seus filhotes.

Pouco se sabe sobre o tempo de vida do sapo-de-chifre-da-amazônia na natureza. Em cativeiro a espécie pode viver, em média, 10 anos.

Habitat

O sapo-de-chifre-da-amazônia ocorre em áreas abertas dentro da floresta. Ele vive no meio das folhas no chão da floresta, próximo de pântanos de água doce e poças naturais.

Distribuição

O sapo-de-chifre-da-amazônia é encontrado na Bacia Amazônica da Colômbia, Equador, Guianas, Venezuela, Peru, Bolívia e Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Richards, L. 2005. "Ceratophrys cornuta" (On-line), Animal Diversity Web.
  • PawNation.
  • Enrique La Marca, Luis A. Coloma, Santiago Ron, Claudia Azevedo-Ramos. 2004. Ceratophrys cornuta. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T56337A11464093.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.