Sapo-de-chifre-argentino

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY-NC

 Canon EOS DIGITAL REBEL (Canon)
Distância Focal: 55mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/15s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 29/07/2007
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sapo-de-chifre-argentino

Ceratophrys ornata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Ceratophryidae
Gênero Ceratophrys
Nome Científico Ceratophrys ornata(Bell, 1843)
Nome Inglês Argentine Horned Frog, Ornate Horned Frog
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2004)

Descrição

O sapo-de-chifre-argentino é uma grande espécie de sapo da família Ceratophryidae. As fêmeas crescem até 16,5 cm de comprimento do focinho até a cloaca, e os machos crescem até 11,5 cm.

A característica mais marcante do sapo-de-chifre-argentino é a sua enorme boca, que tem aproximadamente metade do tamanho total do animal. A coloração do sapo-de-chifre-argentino geralmente é verde brilhante com manchas vermelhas, mas também pode ser verde-escura, preta e até albina.

Biologia

O sapo-de-chifre-argentino caça permanecendo imóvel e esperando pelas presas. Ele come qualquer coisa que couber em sua grande boca. Na natureza, sua dieta geralmente inclui roedores, como ratos, pequenos répteis, grandes aranhas e insetos, como gafanhotos.

O sapo-de-chifre-argentino é bem conhecido por sua reputação destemida. Ele tentará consumir animais, às vezes, até mesmo do seu próprio tamanho. Se ameaçado por um animal maior, como um ser humano, ele pode morder de forma dolorosa, pois ele tem projeções odontoides (não dentes em si) ao longo de sua mandíbula inferior e superior. Às vezes, ele pode até mesmo saltar em direção ao seu potencial atacante, sem importar com o seu tamanho e poder.

O sapo-de-chifre-argentino se refugia em tocas no outono e inverno. Enquanto está enterrado em tocas, ele cria uma proteção ao seu redor para se proteger contra a perda de água. Ele emerge para reproduzir no final da primavera, quando a chuva cai o suficiente para criar poças temporárias.

A reprodução do sapo-de-chifre-argentino é sexual. A fêmea coloca cerca de 2.000 ovos no fundo de poças temporárias e, depois de duas semanas, eles se tornam girinos.

O sapo-de-chifre-argentino pode viver, em média, de 6 a 7 anos na natureza, mas pode viver até 10 anos ou mais em cativeiro.

Habitat

O sapo-de-chifre-argentino habita pastagens próximas de corpos de água temporários, bem como campos agrícolas irrigados e canais em estradas.

Distribuição

O sapo-de-chifre-argentino é encontrado na região dos pampas da Argentina (Buenos Aires, Córdoba, Entre Ríos, La Pampa, Mendoza e Santa Fé), Uruguai (Rocha e San José), e no Rio Grande do Sul, no Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Argentine Horned Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 5 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • AmphibiaWeb 2016. Ceratophrys ornata: Bell's Horned Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Axel Kwet, Gabriel Skuk, Débora Silvano, Esteban Lavilla, Ismael di Tada, Rafael Lajmanovich. 2004. Ceratophrys ornata. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T56340A11464790.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.