Sapo-corredor

Fotografia por Laurent Lebois, CC BY

Local da foto: Pirenéus Orientais, França

 Canon PowerShot A80 (Canon)
Distância Focal: 23mm  •  Abertura: f/4.9  •  Tempo de Exposição: 1/60s
Data em que a foto foi tirada: 07/08/2004
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sapo-corredor

Bufotes calamita
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Bufonidae
Gênero Bufotes
Nome Científico Bufotes calamita(Laurenti, 1768)
Nome Inglês Natterjack Toad
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2009)

Descrição

O sapo-corredor é uma espécie de sapo verdadeiro da família Bufonidae. Seu nome comum vem do fato de que ele tem uma tendência a correr quase como um rato ao invés de saltar ou andar.

O sapo-corredor tem pele verrugosa e a cor do seu corpo é verde, verde acastanhada ou creme, com uma distinta listra amarela que corre pelo meio do seu dorso. As verrugas são vermelhas ou amarelas brilhantes. Ele tem pernas relativamente curtas e glândulas paratoides paralelas. A pupila do olho é horizontal. Esta espécie tem entre 5 e 7 cm de comprimento.

Biologia

Durante o clima quente o sapo-corredor se abriga em tocas, saindo à noite para se alimentar. Sua dieta é composta principalmente de invertebrados (formigas, besouros, etc).

O sapo-corredor tem um período de hibernação que ocorre de setembro/outubro até março/maio. A hibernação geralmente ocorre em tocas escavadas pelo sapo, mas ele também pode usar tocas de outros animais, tais como coelhos e roedores.

O macho tem uma vocalização surpreendentemente alta e distinta, amplificada pelo saco vocal encontrado sob o queixo.

Pouco tempo depois de sair do período de hibernação, o sapo-corredor começa o seu ciclo de reprodução. O acasalamento ocorre em corpos de água aquecidos pelo sol e, em seguida, machos e fêmeas deixam a água separadamente. A desova ocorre em águas rasas e cada fêmea produz entre 1.500 e 7.500 ovos. Os ovos eclodem em cerca de uma semana e os girinos levam mais 3 a 8 semanas para se metamorfosearem em pequenos sapinhos. O sapo-corredor pode viver até 15 anos.

Habitat

O sapo-corredor geralmente é encontrado em locais de solo arenoso e corpos de água rasa quente, muitas vezes perto da costa. Sistemas de dunas de areia, salinas e áreas caracterizadas por vegetação xerófila, são os principais tipos de habitat do sapo-corredor.

Distribuição

O sapo-corredor ocorre no sul, oeste e norte da Europa, desde Portugal e Espanha, ao norte até a Dinamarca, sul da Suécia, e a leste até o oeste da Ucrânia, Belarus, Letônia e Estônia. Existem populações isoladas no sudoeste da Irlanda e partes do Reino Unido.

Continentes de Ocorrência

Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Natterjack Toad." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 1 Apr. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Natterjack Toad fact file on ARKive.
  • Beja, P., Kuzmin, S., Beebee, T., Denoel, M., Schmidt, B., Tarkhnishvili, D., Ananjeva, N.B., Orlov, N.L., Nyström, P., Ogrodowczyk, A., Ogielska, M., Bosch, J., Miaud, C., Tejedo, M., Lizana, M. & Martinez Solano, I. 2009. Epidalea calamita. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T54598A86640094.
  • Reptiles and Amphibians of the UK (RAUK).

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.