Sapo-barriga-de-fogo-oriental

Fotografia por Christian Sanchez, CC BY-NC

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/18.0  •  Tempo de Exposição: 1/3s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 28/07/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sapo-barriga-de-fogo-oriental

Bombina orientalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Bombinatoridae
Gênero Bombina
Nome Científico Bombina orientalis(Boulenger, 1890)
Nome Inglês Oriental Fire-bellied Toad, Oriental Bell Toad
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

O sapo-barriga-de-fogo-oriental é um anfíbio da família Bombinatoridae.

O sapo-barriga-de-fogo-oriental geralmente tem uma coloração verde brilhante com manchas pretas na região dorsal, mas sua pele também pode escurecer para marrom e até mesmo preto. Como outras espécies do gênero Bombina, a cor ventral varia da amarela brilhante a vermelha (geralmente laranja avermelhada brilhante) salpicada de marrom-escura a preta. Sua pele é coberta de pequenos tubérculos, exceto na região ventral e, embora ele seja geralmente chamado de sapo, o sapo-barriga-de-fogo-oriental não é um sapo verdadeiro da família Bufonidae.

A fêmea do sapo-barriga-de-fogo-oriental geralmente é maior do que o macho. Durante a época de reprodução, o macho desenvolve almofadas nupciais em seu primeiro e segundo dedo, tem pele com mais tubérculos e tem antebraços mais grossos. Esta espécie tem entre 3,5 e 8 cm de comprimento.

Biologia

O sapo-barriga-de-fogo-oriental hiberna do final de setembro até o final de abril ou maio. Ele hiberna em grupos de 1 a 6 indivíduos, geralmente em terra, dentro de árvores podres, pilhas de pedras e folhas e, às vezes, em córregos. Geralmente é uma espécie ativa durante o dia.

O sapo-barriga-de-fogo-oriental, como a maioria dos sapos e rãs, percebe suas presas principalmente pelo movimento. Ele espera pacientemente sua presa se aproximar e, em seguida, ataca rapidamente para capturar a presa. Quando adulto, sua dieta é composta de invertebrados terrestres, incluindo vermes, moluscos e insetos. Quando larva, se alimenta de algas, fungos, detritos, plantas e protozoários.

O sapo-barriga-de-fogo-oriental reproduz na primavera, com o aquecimento do clima e a frequência das chuvas. Os machos vocalizam para as fêmeas. Eles pulam nas costas de qualquer outro sapo de sua espécie que passe perto deles, muitas vezes se confundindo e pulando sobre outros machos, mas raramente ocorre luta. As fêmeas colocam entre 40 e 100 ovos em um grande aglomerado, geralmente ao redor de plantas submersas, perto da borda da água. Os girinos eclodem dos ovos após 3 a 10 dias, dependendo da temperatura da água. Os girinos começam a desenvolver pernas em 6 a 8 semanas, e estão completamente metamorfoseados em 12 a 14 semanas, quando começam a se aventurar em terra. Em cativeiro esta espécie vive, em média, 15 anos.

Habitat

O sapo-barriga-de-fogo-oriental ocupa uma variedade de diferentes habitats, mas sempre perto de corpos de água. Ele vive em altas altitudes em florestas decíduas, florestas de coníferas, florestas de pinho, vales de rios, pântanos e campos abertos.

Distribuição

O sapo-barriga-de-fogo-oriental é encontrado no nordeste da China, por toda Coreia do Norte e Coreia do Sul, e nas regiões de Khabarovsk e Primorye na Rússia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Oriental Fire-Bellied Toad." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Nov. 2016. Web. 28 Mar. 2017.
  • Szcodronski, T. 2006. "Bombina orientalis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Sergius Kuzmin, Li Pipeng, Masafumi Matsui, Vladimir Ishchenko, Irina Maslova. 2004. Bombina orientalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T54449A11146991.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.