Salamandra-verde

Fotografia por Saunders Drukker, CC BY-NC

Local da foto: Tennessee, Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-verde

Aneides aeneus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Plethodontidae
Gênero Aneides
Nome Científico Aneides aeneus(Cope & Packard, 1881)
Nome Inglês Green Salamander
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2004)

Descrição

A salamandra-verde é uma espécie de anfíbio da família Plethodontidae, a família das salamandras sem pulmões.

A salamandra-verde tem o corpo distintamente marcado com manchas verdes parecidas com liquens. Esse padrão de manchas contrasta nitidamente com um fundo mais escuro cinza/marrom na cabeça, dorso, membros e cauda, e com o cinza azulado ao amarelo cremoso na superfície ventral. O corpo da salamandra-verde é notavelmente achatado, com pernas longas e pontas dos dedos largas e quadradas, que são adaptações para escalar árvores e encaixar em fendas estreitas. A salamandra-verde tem de 14 a 15 sulcos ao longo dos lados do corpo.

Uma salamandra-verde adulta tem entre 8 e 14 cm de comprimento total, e a fêmea tende a ser ligeiramente maior do que o macho.

Biologia

Durante os meses mais quentes do ano, a salamandra-verde é mais ativa durante a noite, dependendo de seu padrão de manchas parecidas com liquens para evitar predadores durante o dia. É uma espécie bastante oportunista em seus hábitos alimentares, comendo uma variedade de caracóis, lesmas, aranhas e pequenos insetos. A salamandra-verde hiberna em fendas profundas de dezembro a março.

A salamandra-verde geralmente reproduz no final da primavera, em fendas ou bordas de rochas ou penhascos. A fêmea reproduz a cada dois anos, mas o macho pode reproduzir a cada ano. Um cordão de 10 a 30 ovos, mantidos juntos por um muco, é colocado em uma fenda, onde a fêmea o guarda durante um período de 10 semanas a 3 meses. Quando nascem, os filhotes permanecem com a fêmea por um período adicional de 1 a 2 meses, quando então se dispersam em rachaduras ou fendas próximas. Acredita-se que a salamandra-verde atinge a maturidade sexual entre a primavera e o verão do seu terceiro ano de idade.

Habitat

A salamandra-verde é encontrada com mais frequência em fendas úmidas em afloramentos rochosos sombreados. Ela também pode ser encontrada em cavernas, sob cascas soltas ou troncos em florestas, ou nas rachaduras de árvores mortas ou em pé. Essa espécie ocorre em elevações entre 140 e 1.350 m.

Distribuição

Restrita à região dos Apalaches dos Estados Unidos, a salamandra-verde tem uma distribuição descontínua que se estende do sudoeste da Pensilvânia, oeste de Maryland e sul de Ohio, até o norte do Alabama e nordeste de Mississippi. Existe uma grande população no norte da Geórgia, oeste da Carolina do Norte e oeste da Carolina do Sul que está separada da parte principal da distribuição da espécie, e existe uma população menor no Condado de Crawford, Indiana.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Green Salamander." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Green Salamander fact file on ARKive.
  • Geoffrey Hammerson. 2004. Aneides aeneus. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T1282A3385547.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.