Salamandra-tigre-oriental

Fotografia por Peter Paplanus, CC BY

Local da foto: Condado de Madison, Illinois, Estados Unidos

 Canon EOS REBEL T3i (Canon)
Distância Focal: 37mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 08/03/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-tigre-oriental

Ambystoma tigrinum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Ambystomatidae
Gênero Ambystoma
Nome Científico Ambystoma tigrinum(Green, 1825)
Nome Inglês Eastern Tiger Salamander
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A maior salamandra terrestre na América do Norte, a salamandra-tigre-oriental é uma espécie de salamandra toupeira brilhantemente colorida da família Ambystomatidae. Esta grande salamandra de corpo robusto tem membros bem desenvolvidos, uma cabeça grande, focinho arredondado, olhos relativamente pequenos e uma cauda longa. Esta espécie pode atingir até 35 cm de comprimento.

A salamandra-tigre-oriental tem manchas grandes e irregulares amareladas que contrastam com seu corpo preto, cinza ou marrom-escuro. A parte inferior do corpo pode ser marcada com manchas amarelo-claras, geralmente em um fundo mais escuro ou acinzentado, ou pode ser amarelado com manchas escuras.

O macho pode ser distinguido da fêmea pela sua cauda mais longa e mais achatada, e pelas pernas traseiras mais longas. Além disso, o macho geralmente é ligeiramente menor do que a fêmea.

Biologia

Quando adulta, a salamandra-tigre-oriental se alimenta de uma grande variedade de insetos, vermes, caracóis, lesmas e até pequenos vertebrados, como ratos, sapos, rãs e lagartos. As larvas se alimentam de qualquer coisa que caiba em suas bocas, incluindo pequenos crustáceos, larvas de insetos, moluscos, sanguessugas, girinos, larvas de outras salamandras e até pequenos peixes.

Para afastar predadores, a salamandra-tigre-oriental produz secreções tóxicas de glândulas na superfície superior da sua cauda, e ela pode levantar e chicotear sua cauda se ameaçada.

A salamandra-tigre-oriental, quando adulta, passa a maior parte de sua vida no subsolo, em tocas que ela cava ou em tocas de outros animais. Em noites chuvosas, entre o final do inverno e início da primavera, a salamandra-tigre-oriental migra de sua toca para suas poças de reprodução. Estas poças geralmente não têm peixes, os quais podem predar os ovos e larvas da salamandra. O macho geralmente chega nas áreas de reprodução alguns dias antes da fêmea.

O macho da salamandra-tigre-oriental deposita um pacote de esperma conhecido como espermatóforo, o qual a fêmea recolhe em sua cloaca. A fêmea coloca fileiras ou grupos de ovos na vegetação submersa ou no fundo da poça. Cada massa de ovos contém até 100 ou mais ovos, e cada fêmea pode, potencialmente, produzir vários milhares de ovos em uma temporada de reprodução. Os ovos eclodem em cerca de 2 a 6 semanas, dependendo da temperatura da água. As larvas têm em torno de 1,3 a 1,7 cm de comprimento na eclosão, mas crescem rapidamente, às vezes atingindo entre 10 e 15 cm de comprimento antes da metamorfose. As larvas podem metamorfosear em cerca de 10 semanas de idade, mas muitas levam muito mais tempo. Após a metamorfose, as salamandras agora adultas, geralmente migram para longe da água. Em cativeiro, a salamandra-tigre-oriental pode viver 20 anos ou mais.

Habitat

A salamandra-tigre-oriental é encontrada em uma grande variedade de habitats, desde bosques até áreas mais abertas, como pastagens, pântanos, campos e até desertos. No entanto, ela geralmente requer áreas com solo adequado para escavar tocas e com um corpo de água nas proximidades para a reprodução.

Distribuição

A salamandra-tigre-oriental é a espécie de salamandra mais distribuída na América do Norte, ocorrendo desde o sul do Canadá, pelos Estados Unidos, até o norte do México.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Tiger Salamander." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Tiger Salamander file on ARKive.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2015. Ambystoma tigrinum. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T83293207A105179324.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.