Salamandra-tigre-ocidental

Fotografia por Scott Wahlberg, CC BY-NC

Local da foto: Condado de Andrews, Texas, Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-tigre-ocidental

Ambystoma mavortium
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Ambystomatidae
Gênero Ambystoma
Nome Científico Ambystoma mavortiumBaird, 1850
Nome Inglês Western Tiger Salamander
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A salamandra-tigre-ocidental é uma espécie de salamandra toupeira da família Ambystomatidae.

A salamandra-tigre-ocidental tem uma cabeça larga e corpo robusto. Existe substancial variação geográfica na cor e padrão. A superfície dorsal geralmente varia do cinza pálido ao preto acinzentado sobreposta com pontos amarelados ou pretos dispersos ou uma rede de linhas e barras amarelas. A superfície ventral varia do claro ao escuro. As larvas têm manchas claras e escuras alternadas no centro da superfície dorsal e listras pálidas que correm ao longo dos lados do corpo.

A salamandra-tigre-ocidental geralmente tem entre 15 e 22 cm de comprimento, mas pode crescer até 30,5 cm de comprimento no máximo. É uma das maiores espécies de salamandra na América do Norte.

Biologia

Principalmente noturna, a salamandra-tigre-ocidental é um animal oportunista e se alimenta de qualquer coisa que ela puder capturar, incluindo vários insetos, lesmas e minhocas.

A salamandra-tigre-ocidental é principalmente terrestre quando adulta, mas sua fase larval juvenil é totalmente aquática, tendo brânquias externas.

A reprodução da salamandra-tigre-ocidental ocorre durante a maioria dos meses do ano em locais temporários e permanentes e é ambientalmente influenciada, especialmente por fatores como a chuva e a elevação. Os ovos são depositados na água isoladamente ou em aglomerados muito pequenos e as larvas em desenvolvimento são aquáticas. Há relatos de canibalismo nessa espécie, mas parece variar em extensão em diferentes partes da sua área de ocorrência.

Habitat

A salamandra-tigre-ocidental habita florestas decíduas de planície, florestas de coníferas, bosques, campos abertos e áreas arbustivas, prados alpinos e subalpinos, pastagens, desertos e semidesertos, e raramente riachos.

Distribuição

A salamandra-tigre-ocidental é encontrada do sudoeste do Canadá na Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan e Manitoba, ao sul pelo oeste dos Estados Unidos até o Texas e norte do México.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Barred Tiger Salamander." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2002. Ambystoma mavortium: Barred Tiger Salamander. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2015. Ambystoma mavortium. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T199970A2623523.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.