Salamandra-marmoreada

Fotografia por Ashley Tubbs, CC BY-NC

Local da foto: Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-marmoreada

Ambystoma opacum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Ambystomatidae
Gênero Ambystoma
Nome Científico Ambystoma opacum(Gravenhorst, 1807)
Nome Inglês Marbled Salamander
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A salamandra-marmoreada é uma espécie de salamandra toupeira e uma das menores espécies da família Ambystomatidae.

A salamandra-marmoreada, quando adulta, atinge um comprimento de aproximadamente 11 cm. Às vezes, esta espécie é chamada de salamandra-de-faixas por causa de suas faixas transversais de cor branca ou cinza-clara na cabeça, dorso e cauda. Considerada uma espécie sexualmente dimórfica, os machos são menores do que as fêmeas e têm faixas transversais brancas prateadas. Durante a época de reprodução, as faixas transversais se tornam muito brancas e a glândula ao redor da cloaca do macho se torna inchada. As fêmeas são maiores e têm faixas transversais de cor cinza prateada.

Biologia

A salamandra-marmoreada, é em grande parte, uma espécie solitária, passando a maior parte do tempo sob a serrapilheira ou no subsolo (até um metro). Mesmo com seu tamanho pequeno, uma salamandra-marmoreada adulta é um predador carnívoro voraz, consumindo grande quantidade de alimento. Pequenos vermes, insetos, lesmas e até caracóis fazem parte da sua dieta. As larvas desta espécie também são predadores ativos e podem ser predadores dominantes em suas poças temporárias. Elas se alimentam de zooplâncton quando elas eclodem, mas adicionam outras presas à sua dieta enquanto crescem.

Ao contrário da maioria das salamandras da sua família, a salamandra-marmoreada tem uma estratégia reprodutiva muito incomum. Ao invés de poças de reprodução ou outras fontes de água permanentes nos meses de primavera, a salamandra-marmoreada reproduz no outono e sua reprodução é inteiramente em terra.

Após o acasalamento a fêmea seleciona uma pequena depressão no solo. Esta depressão geralmente é uma poça reduzida ou um leito seco de uma vala ou poça temporária. A fêmea coloca uma ninhada de 50 a 100 ovos e permanece com eles para mantê-los úmidos até que o ninho esteja inundado. Assim que as chuvas de outono chegam os ovos eclodem na depressão onde eles foram originalmente colocados. Se as chuvas não chegam, os ovos permanecem dormentes durante o inverno se as temperaturas não caírem muito, então eclodem na primavera seguinte. Depois que as larvas eclodem elas crescem muito rapidamente. O tempo de metamorfose depende da localização geográfica. As larvas do sul podem passar por metamorfose em menos de dois meses. As larvas nos climas do norte, geralmente levam de 8 a 9 meses. Esta espécie atinge a maturidade sexual 15 meses após a metamorfose.

Habitat

A salamandra-marmoreada habita bosques úmidos, florestas e lugares com solo molhado e macio.

Distribuição

A salamandra-marmoreada ocorre no leste dos Estados Unidos, desde New Hampshire, para o sul até o norte da Flórida, a oeste pelo sudeste de Nova Iorque até a região do Lago Michigan, ao sul até o leste de Oklahoma e leste do Texas.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Marbled Salamander." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Dec. 2016. Web. 1 Apr. 2017.
  • Rogers, G. 2000. "Ambystoma opacum" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Geoffrey Hammerson. 2004. Ambystoma opacum. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T59065A11864879.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.