Salamandra-ensatina

Fotografia por Squamatologist, CC BY-NC-ND

Local da foto: Condado de San Mateo, Califórnia, Estados Unidos

 NIKON D50 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/60s
Data em que a foto foi tirada: 15/03/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-ensatina

Ensatina eschscholtzi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Plethodontidae
Gênero Ensatina
Nome Científico Ensatina eschscholtziGray, 1850
Nome Inglês Ensatina Salamander, Common Ensatina, Yellow-blotched Ensatina, Monterey Ensatina, Oregon Ensatina, Painted Ensatina, Sierra Nevada Ensatina, Yellow-eyed Ensatina, Large-blotched Ensatina
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A salamandra-ensatina é um anfíbio caudado da família Plethodontidae.

A salamandra-ensatina é uma espécie de salamandra de tamanho médio e de pele lisa, com 12 a 13 sulcos na superfície dorsal e uma constrição distinta na base da cauda inchada. A cor varia muito, e é a base para o reconhecimento das 7 subespécies existentes:

  • ensatina-manchada-amarela (Ensatina eschscholtzii croceator) - tem uma coloração preta acima, com manchas grandes e proeminentes de cor verde e amarelo, amarelo ou creme.
  • ensatina-de-monterey (Ensatina eschscholtzii eschscholtzii) - tem uma coloração marrom avermelhada acima, e esbranquiçada abaixo.
  • ensatina-manchada-grande (Ensatina eschscholtzii klauberi) - tem uma coloração preta acima, com grandes manchas de cor laranja ou salmão.
  • ensatina-de-oregon (Ensatina eschscholtzii oregonensis) - tem um coloração que varia do marrom ao quase preto acima e branco ao amarelo pálido abaixo.
  • ensatina-pintada (Ensatina eschscholtzii picta) - tem uma coloração marrom acima com manchas pretas, amarelas e/ou laranja, e cauda amarela e preta mosqueada.
  • ensatina-de-sierra-nevada (Ensatina eschscholtzii platensis) - tem uma coloração cinza ao marrom acima, com manchas laranja proeminentes.
  • ensatina-de-olhos-amarelos (Ensatina eschscholtzii xanthoptica) - tem uma coloração laranja/marrom acima e laranja abaixo.

Os adultos têm entre 45 e 80 mm de comprimento do focinho à cloaca, e até 145 mm de comprimento total. Os machos têm caudas mais longas do que as fêmeas. Os corpos das fêmeas geralmente são mais robustos e menores do que os corpos magros dos machos. Além disso, os machos têm um lábio superior saliente.

Biologia

A salamandra-ensatina é uma espécie estritamente noturna quando se trata de estar ativa na superfície do solo. Além disso, ela é mais ativa na superfície do solo durante as chuvas que vêm durante a noite.

A dieta da salamandra-ensatina inclui muitos insetos pequenos (grilos, pequenas lacraias, formigas, cupins, besouros), aranhas, pequenos escorpiões, centopeias, milípedes, pseudoescorpiões, caracóis e minhocas. Ela é equipada com uma língua relativamente longa e pegajosa com a qual ela pode agarrar pequenos artrópodes ou vermes.

A salamandra-ensatina tem uma cauda com uma alta densidade de glândulas de veneno. Quando manipulada por um ser humano, muitas vezes essa salamandra se move vigorosamente e secreta um líquido branco pegajoso e venenoso de sua cauda. Se esse veneno tiver contato com os lábios de um ser humano, uma parte ficará sem sensibilidade por várias horas.

Salamandras têm uma pele úmida e altamente vascularizada. É através da epiderme que ocorre a troca gasosa e o oxigênio é transportado para todas as partes do corpo. As rãs e algumas salamandras têm pulmões que também atuam como uma superfície de troca gasosa. As formas larvais das salamandras que reproduzem na água têm brânquias. No entanto, a salamandra-ensatina não tem pulmões ou brânquias. O oxigênio é levado para o seu corpo principalmente através da epiderme. Apenas uma pequena porcentagem é obtida através das superfícies internas do interior da boca - a região bucofaringiana. É essencial para a salamandra-ensatina manter o seu corpo úmido para a troca gasosa e, assim, para a sua sobrevivência.

A salamandra-ensatina é uma salamandra terrestre e sem pulmões com desenvolvimento direto. Os ovos geralmente são colocados durante os meses de abril e maio em um local úmido e tranquilo sob a casca, troncos podres ou, mais provavelmente, sob o solo em tocas de mamíferos. A fêmea coloca entre 3 e 25 ovos. Provavelmente os ovos são fertilizados no momento da postura. Desde o momento da postura dos ovos em abril, até a eclosão, em agosto ou setembro, a fêmea incuba seus ovos. Durante a incubação, a fêmea muitas vezes esfrega a região gular sobre os ovos, e isso, aparentemente protege os ovos de infecções de fungos letais. Cerca de 95% dos ovos podem desenvolver infecções fúngicas e morrer se a fêmea não puder cuidar dos ovos. Os ovos eclodem após um período de 114 a 143 dias.

Os filhotes nascem com cerca de apenas 30 mm de comprimento. O crescimento dos filhotes requer de 3 a 4 anos antes da maturidade sexual, quando eles atingem cerca de 80 mm de comprimento. Eles parecem viver menos de 10 anos na natureza. No entanto, mantidos em cativeiro e, em condições ideias, podem viver mais de 20 anos.

Habitat

Os habitats típicos da salamandra-ensatina são as florestas de coníferas, florestas decíduas, bosques de carvalho, áreas arbustivas costeiras e chaparral. Ela vive sempre perto de uma fonte de água. Durante a época das chuvas ela pode ser encontrada sob cascas, troncos ou até mesmo rochas.

Distribuição

A salamandra-ensatina ocorre do sudoeste da Colúmbia Britânica, ao sul pelas áreas costeiras dos Estados Unidos até o extremo noroeste da Baixa Califórnia e Sierra San Pedro Martir, no México, e ao longo das encostas ocidentais da Cordilheira das Cascatas e Sierra Nevada na Califórnia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • AmphibiaWeb 2010. Ensatina eschscholtzii: Ensatina Salamander. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2015. Ensatina eschscholtzii. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T59260A53979540.
  • Ensatina.net

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.