Salamandra-de-fogo

Fotografia por Aah-Yeah, CC BY

Local da foto: Alemanha

 DMC-LX5 (Panasonic)
Distância Focal: 12mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 07/05/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-de-fogo

Salamandra salamandra
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Salamandridae
Gênero Salamandra
Nome Científico Salamandra salamandra(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Fire Salamander, Common Fire Salamander
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2009)

Descrição

A salamandra-de-fogo, conhecida também como salamandra-comum, é uma espécie de anfíbio da família Salamandridae e, provavelmente,  é a espécie de salamandra mais conhecida na Europa.

O corpo da salamandra-de-fogo é preto com manchas amarelas ou laranja que ocorrem em padrões variados, de manchas discretas até manchas grandes ou faixas. Alguns espécimes podem ser quase completamente pretos, enquanto em outros, o amarelo é dominante. Tons de vermelho e laranja às vezes podem aparecer, substituindo ou misturando com o amarelo de acordo com a subespécie. A região ventral geralmente é cinza-escura com menos manchas. O comprimento do corpo excede o comprimento da cauda, e os membros são robustos. As fêmeas tendem a ser ligeiramente maiores do que os machos.

A salamandra-de-fogo tem entre 15 e 25 cm de comprimento, com alguns indivíduos excedendo 30 cm.

Biologia

A salamandra-de-fogo passa a maior parte do seu tempo escondida sob pedras, madeiras ou outros objetos. É ativa à noite, mas em dias chuvosos também é ativa durante o dia. Sua dieta é composta de vários insetos, aranhas, minhocas e lesmas, mas ocasionalmente se alimenta de tritões e rãs jovens.

A principal defesa da salamandra-de-fogo contra predadores é a sua toxicidade e a sua coloração aposemática que alerta predadores. As grandes glândulas paratoides atrás dos olhos e linhas de glândulas venenosas que se estendem longitudinalmente pelo corpo do animal secretam neurotoxinas. Ela é capaz de pulverizar ativamente estas químicas em predadores para desestimular o ataque.

A salamandra-de-fogo tem fecundação interna via deposição de espermatóforos pelo macho. A fêmea pode reter o esperma por algum tempo antes de ocorrer a ovulação e fertilização. Isso ajuda explicar a longa gestação entre o pico da temporada de acasalamento no verão e o nascimento das larvas na primavera seguinte, após a hibernação de inverno. A reprodução ocorre em terra e as fêmeas depositam seus filhotes na água.

A salamandra-de-fogo é considerada vivípara. A fêmea retém o desenvolvimento dos ovos, e os embriões derivam sua nutrição da gema. Ao nascer, as larvas geralmente são bastante avançadas, embora algumas populações depositam jovens já metamorfoseados. Esta espécie pode viver mais de 14 anos, portanto, as fêmeas têm a chance de reproduzir várias vezes durante suas vidas.

Habitat

A salamandra-de-fogo está associada com florestas decíduas úmidas, mistas ou raramente florestas de coníferas, com riachos bem sombreados e pequenos rios. Na região de montanhas, ela pode ser encontrada em bosques, clareiras e bordas de florestas, encostas rochosas, mata densa e vegetação herbácea.

Distribuição

A salamandra-de-fogo está presente em grande parte do centro, leste e sul da Europa, desde áreas de planícies até 2.500 m de altitude.

Continentes de Ocorrência

Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Fire Salamander." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Jan. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Sydlowski, R. 2000. "Salamandra salamandra" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Sergius Kuzmin, Theodore Papenfuss, Max Sparreboom, Ismail H. Ugurtas, Steven Anderson, Trevor Beebee, Mathieu Denoël, Franco Andreone, Brandon Anthony, Benedikt Schmidt, Agnieszka Ogrodowczyk, Maria Ogielska, Jaime Bosch, David Tarkhnishvili, Vladimir Ishchenko. 2009. Salamandra salamandra. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T59467A11928351.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.