Salamandra-de-cauda-longa

Fotografia por Squamatologist, CC BY-NC-ND

Local da foto: Condado de Wise, Virgínia, Estados Unidos

 NIKON D50 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/60s
Data em que a foto foi tirada: 29/05/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-de-cauda-longa

Eurycea longicauda
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Plethodontidae
Gênero Eurycea
Nome Científico Eurycea longicauda(Green, 1818)
Nome Inglês Long-tailed Salamander, Longtail Salamander
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

A salamandra-de-cauda-longa é uma espécie de salamandra da família Plethodontidae.

A cor do corpo da salamandra-de-cauda-longa geralmente é amarela, mas pode variar da amarela a vermelha. Ela tem olhos grandes e um corpo delgado com pernas robustas. Uma das principais características desta salamandra é uma linha de listras escuras e de formato irregular encontrada na cauda longa e delgada. O corpo dos adultos tem traços ou pontos escuros e pode conter uma faixa dorsal larga. A cor ventral varia da amarelo-clara a creme.

Os adultos da salamandra-de-cauda-longa têm entre 10 e 20 cm de comprimento, com a cauda representando aproximadamente 60% do comprimento total do corpo.

Biologia

A salamandra-de-cauda-longa geralmente se alimenta de artrópodes adultos e imaturos, vermes e outros invertebrados terrestres. Apesar de todos os adultos serem generalistas de invertebrados, os tipos de invertebrados predados dependem do ambiente.

As larvas da salamandra-de-cauda-longa são aquáticas e têm características ausentes em adultos terrestres, incluindo brânquias ramificadas, corpo magro e uma nadadeira caudal que não se estende ao corpo. As larvas também diferem dos adultos, pois elas têm um padrão dorsal de cor creme.

O sistema de reprodução da salamandra-de-cauda-longa não foi estudado extensivamente e permanece em grande parte desconhecido. A principal atividade reprodutiva ocorre do final do outono ao início da primavera. As fêmeas colocam entre 60 e 110 ovos na água, fixados na parte inferior de rochas. O período de incubação varia de 4 a 12 semanas. A maturidade sexual é atingida, em média, aos 2 anos de idade.

Existe pouca informação sobre o cuidado parental nas salamandras-de-cauda-longa. No entanto, como a maioria das salamandras, as fêmeas deixam os habitats aquáticos após a postura dos ovos, por isso há pouco envolvimento dos pais depois da postura dos ovos.

O período larval da salamandra-de-cauda-longa geralmente é de 6 meses. No entanto, o tempo pode variar entre as populações. Para sobreviver, as larvas aquáticas precisam de abrigo e comida, que elas encontram em uma variedade de invertebrados aquáticos, incluindo ostracodes, copépodes, e caracóis. Se houver um suprimento alimentar insuficiente a metamorfose pode ser adiada por um ano e as larvas podem hibernar. O tamanho metamorfose da salamandra-de-cauda-longa é de 23 a 28 mm de comprimento do focinho até a cloaca, mas se ocorrer hibernação, pode ser superior a 50 mm de comprimento total.

A salamandra-de-cauda-longa pode viver entre 5 e 10 anos.

Habitat

A salamandra-de-cauda-longa geralmente habita córregos, nascentes, cavernas, minas abandonadas, bancos de argila molhada e lagoas. Por causa do seu ciclo de vida bifásico, são necessários habitats aquáticos e terrestres. As larvas crescem em ambientes aquáticos, tais como córregos, lagos ou piscinas em cavernas, enquanto os adultos normalmente são terrestres, encontrados debaixo de rochas, fendas e fragmentos de pedra perto das margens de córregos.

Distribuição

A salamandra-de-cauda-longa ocorre nos Estados Unidos, desde o sul de Nova Iorque até Missouri, sul do Arkansas, Tennessee, extremo nordeste do Mississipi, norte do Alabama, extremo noroeste da Geórgia, oeste da Carolina do Norte e noroeste da Virgínia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Haun, J. 2011. "Eurycea longicauda" (On-line), Animal Diversity Web.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2014. Eurycea longicauda. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T59268A64164108.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.