Salamandra-alpina

Fotografia por Frank Vassen, CC BY

Local da foto: Parque Nacional Kalkalpen, Áustria

 DMC-GF1 (Panasonic)
Distância Focal: 45mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 23/06/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Salamandra-alpina

Salamandra atra
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Salamandridae
Gênero Salamandra
Nome Científico Salamandra atraLaurenti, 1768
Nome Inglês Alpine Salamander, Black Salamander
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2009)

Descrição

A salamandra-alpina é uma espécie de anfíbio da família Salamandridae e, ao contrário de outras espécies de salamandras, cujas larvas se desenvolvem na água, ela é totalmente terrestre.

O corpo da salamandra-alpina é completamente preto e tem entre 11 e 13 sulcos em ambos os lados. Sua cabeça é ligeiramente alongada com duas glândulas paratoides com formato de rim. A cauda é quadrada na seção transversal.

A salamandra-alpina tem entre 8 e 14 cm de comprimento total e peso entre 8 e 14 g. Os machos são menores e têm uma cauda mais longa do que as fêmeas. Os machos também têm uma cloaca ligeiramente mais pronunciada do que as fêmeas.

Na Itália, existem duas raras subespécies da salamandra-alpina - Salamandra atra aurorae e Salamandra atra pasubiensis - com uma coloração brilhante na cabeça, dorso e lado dorsal das extremidades. A coloração pode consistir de manchas contínuas ou pintas. A cor pode variar da esbranquiçada ou amarela até a esverdeada ou cinza.

Biologia

A salamandra-alpina é uma espécie totalmente terrestre e pode passar a maior parte de seu tempo no subsolo. É um anfíbio muito enigmático e bastante abundante, cuja atividade na superfície é altamente relacionada com a temperatura, visto que prefere condições úmidas. Isso se torna evidente após chuvas fortes, quando ela se torna mais ativa e deixa o seu esconderijo. Quando ameaçada, a salamandra-alpina excreta um líquido venenoso de suas glândulas da pele e pode se fingir de morta.

A salamandra-alpina se alimenta de pequenos invertebrados, como insetos, aranhas, larvas, isópodes, lesmas e minhocas.

A adaptação específica da salamandra-alpina para o rígido ambiente alpino revela sua posição de destaque como um anfíbio ovovivíparo que não necessita de um ecossistema aquático para a reprodução. O acasalamento ocorre em terra. O macho agarra a fêmea com as pernas dianteiras e a fecundação é interna. A salamandra-alpina é um anfíbio ovovivíparo, dando à luz a dois filhotes vivos, ou raramente três ou quatro. Os ovos uterinos são grandes e numerosos, mas como regra, apenas um ovo em cada um dos dois úteros se desenvolve completamente. O embrião em desenvolvimento primeiro se alimenta de óvulos fertilizados e, depois, de óvulos não fertilizados no útero. Mais tarde, no desenvolvimento, uma zona se desenvolve entre o oviduto e o útero, que fornece continuamente ao embrião um material celular que serve de alimento. O filhote desenvolve guelras externas extremamente grandes.

A gestação da salamandra-alpina dura 2 anos em altitudes entre 650 e 1.000 m, e 3 anos em altitudes entre 1.400 e 1.700 m. O filhote completamente metamorfoseado e terrestre tem entre 40 e 50 mm de comprimento total após o nascimento. A salamandra-alpina pode viver até 15 anos.

Dependendo da altitude, a salamandra-alpina hiberna por um período de 6 a 8 meses.

Habitat

Os habitats típicos da salamandra-alpina são bosques e prados alpinos, onde vive em fendas, fissuras ou tocas. Ela vive em regiões alpinas em altitudes entre 400 e 2.800 m.

Distribuição

A salamandra-alpina está presente nos Alpes Europeus. Ela ocorre na Albânia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, França, Alemanha, Itália, Liechtenstein, Montenegro, Sérvia, Eslovênia e Suíça.

Continentes de Ocorrência

Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Alpine Salamander." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Feb. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2002. Salamandra atra: Alpine Salamander. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Franco Andreone, Mathieu Denoël, Claude Miaud, Benedikt Schmidt, Paul Edgar, Milan Vogrin, Jelka Crnobrnja Isailovic, Rastko Ajtic, Claudia Corti, Idriz Haxhiu. 2009. Salamandra atra. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T19843A9023725.
  • Alpine Salamander - AlpenSalamander.eu
  • World Association of Zoos and Aquariums (WAZA).

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.