Rã-voadora-de-wallace

Fotografia por Thai National Parks, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional de Khao Sok, Provincia de Surat Thani, Tailândia

 NIKON D800 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 06/09/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-voadora-de-wallace

Rhacophorus nigropalmatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Rhacophoridae
Gênero Rhacophorus
Nome Científico Rhacophorus nigropalmatusBoulenger, 1895
Nome Inglês Wallace's Flying Frog, Abah River Flying Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-voadora-de-wallace, na verdade, é uma espécie de perereca da família Rhacophoridae, uma família de anfíbios que ocorrem em regiões tropicais da Ásia e África. Seu nome comum é uma homenagem ao biólogo Alfred R. Wallace, que coletou o primeiro espécime para ser formalmente identificado.

A rã-voadora-de-wallace tem olhos grandes e distintos. O tímpano é proeminente. O focinho é arredondado e não é projetado para fora. A cabeça é larga e comprida, às vezes, ligeiramente mais larga. As pontas dos dedos são expandidas em discos grandes e ovais, com o terceiro dedo mais largo do que o tímpano. As mãos e os pés têm membranas interdigitais. Os discos dos dedos dos pés são menores do que os discos dos dedos das mãos. A pele da rã-voadora-de-wallace é lisa ou delicadamente granulada nas partes superiores e asperamente granulada nas partes inferiores, exceto a região da garganta, que é lisa. A cor do corpo é verde brilhante com minusculas marcas brancas e um grande par de manchas brancas nas coxas. Os flancos, a parte interna das coxas e a superfície inferior do corpo têm uma coloração esbranquiçada ou amarela pálida. As membranas interdigitais são pretas na base e são amarelas com veias pretas em direção às extremidades.

A rã-voadora-de-wallace tem cerca de 9 a 10 cm de comprimento total.

Biologia

A rã-voadora-de-wallace vive quase exclusivamente nas árvores, descendo ao solo apenas para acasalar e colocar os ovos. Ela tem a capacidade de saltar e "voar" de árvore em árvore. Quando ameaçada ou em busca de presas, ela salta de um galho e estica suas mãos e pés que têm membranas interdigitais. As membranas entre os dedos das mãos e pés e as dobras de pele ao longo dos lados do seu corpo pegam o ar enquanto ela salta, ajudando-a a planar, às vezes 15 m ou mais, até um galho de árvore vizinho ou até mesmo todo o caminho até o solo. As grandes almofadas dos dedos ajudam a rã-voadora-de-wallace a "aterrissar" suavemente ou agarrar troncos de árvores.

A rã-voadora-de-wallace tem uma dieta composta de insetos e outros pequenos invertebrados.

Antes do acasalamento, a fêmea da rã-voadora-de-wallace produz um fluido. Ela transforma o fluido em uma espuma agitando-o com as pernas traseiras. Ela então coloca seus ovos nesse ninho de bolhas, ao mesmo tempo o macho fertiliza os ovos com seu esperma. O ninho de espuma é feito em galhos ou em folhas acima da água. Quando os embriões dentro dos ovos se desenvolverem em girinos, o ninho se deteriora e os girinos caem na água e começam a vida como girinos. É importante que os girinos não caiam sobre uma superfície seca porque se caírem, eles secam e morrem. Os girinos vivem na água até a metamorfose ser completada.

Habitat

A rã-voadora-de-wallace habita florestas tropicais úmidas.

Distribuição

A rã-voadora-de-wallace é encontrada em Brunei, Indonésia, Malásia e Tailândia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Wallace's Flying Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Dec. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2003. Rhacophorus nigropalmatus: Wallace's Flying Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Abbey, D. 2000. "Rhacophorus nigropalmatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Peter Paul van Dijk, Djoko Iskandar, Robert Inger. 2004. Rhacophorus nigropalmatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T59008A11866922.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.