Rã-voadora-de-malabar

Fotografia por Dr. Caesar Photography, CC BY-NC-SA

Local da foto: Índia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 30/07/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-voadora-de-malabar

Rhacophorus malabaricus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Rhacophoridae
Gênero Rhacophorus
Nome Científico Rhacophorus malabaricusJerdon, 1870
Nome Inglês Malabar Flying Frog, Malabar Gliding Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-voadora-de-malabar, conhecida também como rã-planadora-de-malabar, na verdade, é uma espécie de perereca da família Rhacophoridae, uma família de anfíbios que ocorrem em regiões tropicais da Ásia e África.

A pele dorsal da rã-voadora-de-malabar é delicadamente granulada com uma coloração verde viva sem marcas, distinguindo-se da rã-voadora-de-malabar-falsa (Rhacophorus pseudomalabaricus) - uma espécie muito semelhante - que tem o dorso preto marmoreado. Em espécimes preservados, a parte traseira se torna azul púrpura. O ventre é mais asperamente granulado, particularmente sob as pernas, e amarelo-claro. Existem franjas de pele entre e ao longo dos longos membros, e uma extensão de pele triangular no calcanhar. A membrana entre os dedos das mãos e pés é grande e vermelha alaranjada. O focinho é arredondado, mas não muito grande, e as narinas estão localizadas mais perto do fim do focinho do que dos olhos. O tímpano tem cerca de 60 a 70% do diâmetro do olho. Os discos dos dedos das mãos e dos pés são grandes, quase do tamanho do tímpano; os tubérculos subarticulares também são bem desenvolvidos.

A rã-voadora-de-malabar tem cerca de 10 cm de comprimento e os machos são maiores do que as fêmeas.

Biologia

O termo "voadora" refere-se à sua capacidade de "voar/planar" no ar esticando a membrana entre seus dedos ao saltar da copa das árvores. Ela pode planar em saltos de 9 a 12 m e, no máximo, cerca de 115 vezes o seu comprimento.

Como muitas outras espécies da sua família, a rã-voadora-de-malabar constrói ninhos de espuma em galhos de árvores acima de pequenas poças de água ou outros corpos de água, no qual os girinos caem após a eclosão dos ovos.

Habitat

A rã-voadora-de-malabar é uma espécie arborícola que habita florestas tropicais sempre-verdes, florestas decíduas, florestas secundárias e plantações de café. Ela está presente nos níveis mais baixos das copas das árvores e sub-bosques das florestas.

Distribuição

A rã-voadora-de-malabar ocorre nos Gates Ocidentais da Índia, em altitudes entre 300 e 1.200 m.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Malabar Gliding Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Nov. 2016. Web. 5 Apr. 2017.
  • S.D. Biju, Sushil Dutta, Karthikeyan Vasudevan, Chelmala Srinivasulu, S.P. Vijayakumar. 2004. Rhacophorus malabaricus. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T59001A11864773.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.