Rã-venenosa-verde-e-preta

Fotografia por Christian Sanchez, CC BY-NC

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/2s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 26/02/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-verde-e-preta

Dendrobates auratus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Dendrobates
Nome Científico Dendrobates auratus(Girard, 1855)
Nome Inglês Green and Black Poison Frog, Green and Black Poison Dart Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A rã-venenosa-verde-e-preta é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae e uma das mais variáveis de todas as rãs-venenosas na aparência, junto com a rã-venenosa-tingida (Dendrobates tinctorius) e algumas espécies do gênero Oophaga.

A rã-venenosa-verde-e-preta tem coloração aposemática brilhante, que é usada como um mecanismo de defesa para alertar potenciais predadores sobre a sua toxicidade. Geralmente tem uma coloração verde menta, no entanto, também pode ser verde floresta, verde limão, verde-esmeralda, turquesa, amarelo-clara ou até mesmo azul-cobalto. Alguns espécimes também têm manchas de cores escuras, que vão do marrom madeira ao preto.

A rã-venenosa-verde-e-preta é uma espécie de tamanho médio. Os machos atingem cerca de 1,9 cm de comprimento e as fêmeas são ligeiramente maiores, atingindo até 2,5 cm de comprimento ou mais.

Biologia

A rã-venenosa-verde-e-preta é semiarborícola, e caça, corteja e dorme nas árvores, mas como ela é uma espécie pequena, não pode saltar longe o suficiente para alcançar as distâncias entre as árvores, então ela retorna ao solo para se deslocar para outras árvores. Para ajudar na escalada, a rã-venenosa-verde-e-preta tem pequenos discos adesivos nas extremidades dos seus dedos que criam uma leve sucção quando ela escala, tornando sua preensão levemente adesiva (embora alguns indivíduos têm dificuldade para escalar).

A dieta da rã-venenosa-verde-e-preta é composta de pequenos invertebrados. Mais notavelmente, essas rãs comem formigas que têm altas quantidades de alcaloides em seus tecidos.

A rã-venenosa-verde-e-preta se reúne em grandes grupos antes do acasalamento. Elas disputam territórios. As fêmeas vagam entre os machos, que tentam impressioná-las com os seus chamados de acasalamento semelhantes ao de uma ave. Depois que um macho chama a atenção de uma fêmea, ele a leva para um local que ele selecionou para a deposição de ovos. A fêmea deposita seus ovos, os quais são fertilizados pelo macho em seguida. Durante as duas semanas do período de desenvolvimento, o macho retorna aos ovos periodicamente para checá-los. Após esse período os ovos eclodem em girinos e eles sobem até o dorso do macho, que os leva para pequenas poças de água que se acumulam no centro de bromélias, ou para um lago ou riacho. Durante o período de duração da viagem os girinos se fixam firmemente ao dorso do macho com uma secreção de muco, que é solúvel apenas na água, assim não há chance de nenhum girino cair acidentalmente. Eles levam mais seis semanas para se transformarem em adultos.

Habitat

A rã-venenosa-verde-e-preta é encontrada no solo de florestas tropicais e tem preferência por locais perto de pequenos riachos ou poças.

Distribuição

A rã-venenosa-verde-e-preta ocorre nas planícies úmidas do sudeste da Nicarágua na encosta Atlântica, e sudeste da Costa Rica na vertente do Pacífico até o noroeste da Colômbia. Essa espécie é nativa da Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia.

Veneno

Embora não seja a mais tóxica das rãs venenosas, essa espécie ainda é um animal tóxico. Uma quantidade muita pequena de veneno dessa espécie é suficiente para fazer mal ao ser humano. Como todas as rãs venenosas, essa espécie perde a sua toxicidade em cativeiro, uma vez que a sua dieta em cativeiro não tem componentes tóxicos.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Green and Black Poison Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Jan 2017. Web. 1 Abr 2017.
  • Schafer, R. 1999. "Dendrobates auratus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Solís, F., Ibáñez, R., Jaramillo, C., Chaves, G., Savage, J., Köhler, G., Jungfer, K., Bolívar, W. & Bolaños, F. 2008. Dendrobates auratus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55174A11250892.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.