Rã-venenosa-esplêndida

Fotografia por Marcos Guerra / STRI, CC BY-NC

Local da foto: Província de Chiriquí, Panamá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-esplêndida

Oophaga speciosa
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Oophaga
Nome Científico Oophaga speciosa(Schmidt, 1857)
Nome Inglês Splendid Poison Frog
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2010)

Descrição

A rã-venenosa-esplêndida é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

A pele da rã-venenosa-esplêndida é lisa, exceto a parte posterior do ventre e a superfície ventral das coxas, e tem uma coloração vermelha intensa com veias escuras irregulares. O tímpano é redondo, com um diâmetro ligeiramente maior do que a metade do diâmetro do olho. A dobra tarsal interna dessa espécie é reduzida a um tubérculo.

A rã-venenosa-esplêndida é um dendrobatídeo relativamente grande, com um comprimento rostro-cloacal que varia de 2,8 a 3,1 cm.

A rã-venenosa-esplêndida é parecida com rã-venenosa-morango (Oohaga pumilio), compartilhando a mesma coloração vermelha de alerta (coloração aposemática).

Biologia

A dieta da rã-venenosa-esplêndida é composta principalmente de formigas e ácaros.

A rã-venenosa-esplêndida apresenta cuidado uniparental. A fêmea deposita seus ovos na serrapilheira. Depois que os ovos eclodem, a fêmea carrega os girinos em seu dorso para pequenas poças de água formadas nas axilas das folhas de plantas, ao contrário de outras espécies de dendrobatídeos, onde é o macho que carrega os girinos no dorso. O macho dessa espécie não se envolve no cuidado dos girinos.

Os girinos da rã-venenosa-esplêndida se alimentam exclusivamente de ovos não fertilizados fornecidos pela mãe, uma característica comum entre as espécies de dendrobatídeos do gênero Oophaga. Através dos ovos, a mãe também passa toxinas de defesa para os girinos.

O termo grego Oophaga, significa "comedor de ovo".

Os machos da rã-venenosa-esplêndida são muito agressivos ao defenderem seus territórios para forrageamento e locais de ovoposição.

Habitat

A rã-venenosa-esplêndida habita florestas de planícies úmidas e florestas de montanhas muito úmidas.

Distribuição

A rã-venenosa-esplêndida é uma espécie endêmica do Panamá. Ela é encontrada apenas em uma pequena área geográfica no extremo leste da Cordilheira de Talamanca, no oeste do Panamá, a cerca de 1.370 m de altitude.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Splendid Poison Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Dez 2016. Web. 8 Abr 2017.
  • AmphibiaWeb 2012. Oophaga speciosa: Splendid Poison Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Frost, Darrel R. 2017. Amphibian Species of the World: an online reference. Version 6 (8 Abr 2017). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • Amphibians of Panama, Smithsonian Tropical Research Institute (STRI).
  • Frank Solís, Roberto Ibáñez, César Jaramillo, Querube Fuenmayor. 2010. Oophaga speciosa. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55201A11264253.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.