Rã-venenosa-do-rio-madeira

Fotografia por Philipe Zan, CC BY-SA

 DSC-H20 (SONY)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/3.5  •  Tempo de Exposição: 1/20s  •  ISO: 80
Data em que a foto foi tirada: 24/09/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-do-rio-madeira

Adelphobates quinquevittatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Adelphobates
Nome Científico Adelphobates quinquevittatus(Steindachner, 1864)
Nome Inglês Rio Madeira Poison Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-venenosa-do-rio-madeira é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

A superfície dorsal da rã-venenosa-do-rio-madeira é preta e tem cinco listras longitudinais pálidas (três dorsais e duas laterais) que podem ser azuladas, esverdeadas, amareladas ou brancas. A garganta e o ventre têm uma coloração branca azulada (ou esverdeada) pálida com manchas pretas irregulares. Os braços e as pernas têm uma coloração alaranjada dorsalmente e ventralmente, com uma pequena mancha laranja metálica ou dourada dorsalmente na inserção dos membros e com pequenas manchas pretas bem separadas. Os dedos das mãos possuem discos bem expandidos, exceto o primeiro dedo. Os dedos dos pés possuem discos moderadamente expandidos, exceto o primeiro dedo que não possui disco expandido.

O macho da rã-venenosa-do-rio-madeira tem um comprimento rostro-cloacal entre 1,6 e 1,7 cm e a fêmea entre 1,8 e 2,0 cm.

Biologia

A rã-venenosa-do-rio-madeira é uma espécie de hábitos diurnos e terrestres, encontrada principalmente na serrapilheira do chão da floresta ou a baixa altura, raramente encontrada em árvores mais altas. Ela é insetívora e sua dieta é composta principalmente de formigas e cupins.

Durante a época de acasalamento os machos vocalizam para as fêmeas. A fêmea deposita seus ovos fora da água, geralmente em uma folha. O período de incubação é de 10 a 14 dias. Após a eclosão dos ovos, os girinos são transportados para pequenas poças sazonais ou para ambientes que acumulam água, como por exemplo, bromélias, onde continuarão o desenvolvimento. Os girinos se alimentam de insetos, outros girinos e material vegetal.

Habitat

A rã-venenosa-do-rio-madeira habita florestas tropicais úmidas de planícies, pântanos de água doce e pântanos de água doce intermitentes.

Distribuição

A rã-venenosa-do-rio-madeira ocorre no sul da Amazônia, na bacia do Rio Madeira do oeste do Brasil, embora seja conhecida definitivamente apenas de Rondônia e Amazonas. Ela ocorre também em Iquitos na província de Maynas, Peru, e no departamento de Pando, na Bolívia.

Veneno

A rã-venenosa-do-rio-madeira produz alcaloides tóxicos, principalmente das classes histrionicotoxina e pumiliotoxina-A.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Miguel Trefaut Rodrigues, Claudia Azevedo-Ramos. 2004. Adelphobates quinquevittatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55197A11257752. Acessado em 26 Nov 2017.
  • Frost, Darrel R. 2017. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0 (26 Nov 2017). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • Wikipedia contributors. "Adelphobates quinquevittatus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Out 2017. Web. 26 Nov 2017.
  • "Adelphobates quinquevittatus." Wikipédia, l'encyclopédie libre. 19 Out 2017. Web. 26 Nov 2017.
  • "Adelphobates quinquevittatus." Wikipedia, Die freie Enzyklopädie. 8 Jul 2017. Web. 26 Nov 2017.
  • Caldwell & Myers, 1990: A new poison frog from Amazonian Brazil: with further revision of the quinquevittatus group of Dendrobates. American Museum Novitates, no 2988, pags. 2, 11, 13.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.