Rã-venenosa-de-yapacana

Copyright © Wolfgang Schmidt

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-yapacana

Minyobates steyermarki
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Minyobates
Nome Científico Minyobates steyermarki(Rivero, 1971)
Nome Inglês Yapacana Poison Frog, Demonic Poison Frog
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-venenosa-de-yapacana, conhecida também como rã-venenosa-demoníaca, é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae e o único membro do gênero Minyobates.

Minyobates vem das palavras gregas minys (significa pequeno) e bates (significa alguém que anda, andador). Esse nome foi dado a essa espécie por causa do seu característico tamanho minúsculo nesse gênero. O epíteto específico, steyermarki, é uma homenagem ao Dr. Julían A. Steyermark por ter descoberto a espécie em Cerro Yapacana, Venezuela, e pela sua contribuição à herpetologia.

A cabeça da rã-venenosa-de-yapacana é larga, com um focinho parcialmente truncado e uma crista angular entre o olho e a narina. Os membros dianteiros são alongados e delgados e todos os dedos têm discos nas pontas. O primeiro dedo da mão é mais comprido do que o segundo, e o terceiro e quarto dedos têm discos maiores do que os outros dois. Os dedos dos pés também têm discos, mas estes são menores do que os discos dos dedos das mãos. A pele da rã-venenosa-de-yapacana é granulada na garganta e flancos, mas lisa na parte dorsal. A superfície dorsal é vermelho brilhante, vermelho maçante ou marrom avermelhado e salpicada com pequenas manchas pretas. Os membros têm cor semelhante à do corpo ou podem ser rosa salmão. As partes inferiores também têm cor semelhante, mas têm grandes manchas escuras.

A rã-venenosa-de-yapacana é um dendrobatídeo pequeno, com um comprimento rostro-cloacal que varia entre 12,0 e 19,5 mm, mas a maioria dos espécimes tem menos de 17 mm.

Biologia

A rã-venenosa-de-yapacana é descrita como uma espécie terrestre encontrada em áreas arborizadas onde há abundância de musgos perto de rochas. No entanto, pouco se sabe sobre o comportamento reprodutivo e desenvolvimento da espécie. A única informação específica registrada para essa espécie é o amplexo cefálico. Os ovos são depositados em bromélias ou em axilas de folhas cheias de água, e a vocalização é uma sequência bem espaçada de notas suaves.

Habitat

A rã-venenosa-de-yapacana tem como habitat natural a floresta de montanha de tepui, onde é comum em habitats terrestres entre rochas cobertas de musgo, em altitudes entre 600 e 1.200 m.

Distribuição

A rã-venenosa-de-yapacana é uma espécie endêmica de Cerro Yapacana, um parque nacional situado no estado do Amazonas no sul da Venezuela.

Veneno

Como outras espécies de dendrobatídeos, a rã-venenosa-de-yapacana é tóxica e secreta alcaloides lipofílicos pela pele, mas essas toxinas são usadas apenas para defesa. Ela contém alcaloides na pele à base de piperidina, principalmente das classes pumiliotoxina-A e decahidroquinolina.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Minyobates steyermarki." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 12 Out 2016. Web. 8 Abr 2017.
  • AmphibiaWeb 2013. Minyobates steyermarki: Demonic Poison Frog or Yapacana’s Little Red Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Enrique La Marca, Celsa Señaris. 2004. Minyobates steyermarki. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55202A11264562.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.