Rã-venenosa-de-três-listras

Fotografia por Pfaucher, CC BY-NC

Local da foto: Distrito de Sipaliwini, Suriname

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-três-listras

Ameerega trivittata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Ameerega
Nome Científico Ameerega trivittata(Spix, 1824)
Nome Inglês Three-striped Poison Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A rã-venenosa-de-três-listras é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

O dorso da rã-venenosa-de-três-listras é preto e uma listra verde-amarela se estende do focinho até a altura da virilha. A superfície dos membros posteriores é esverdeada. A parte ventral é preta com manchas azuis. A íris é marrom-escura. Outras populações têm dorso preto com três listras dorsais (laterais e dorsais) variando do amarelo, verde-amarelo ou verde, e em alguns espécimes a linha média tem uma ou mais pequenas quebras. Existem também indivíduos com o dorso totalmente verde e a superfície dos membros verde. Alguns espécimes têm o dorso verde com manchas pretas irregulares. Existe uma variante do Suriname com a listra que vai do focinho até a virilha de cor laranja, o dorso preto com pontos laranja e os membros com manchas laranja.

A pele dorsal da rã-venenosa-de-três-listras é granular e contém grânulos redondos ou achatados, distribuídos de forma densa e uniforme. Os lados ventral e lateral são lisos. Os dedos das mãos e dos pés não têm membranas. O primeiro dedo da mão é mais comprido do que o segundo. O focinho é ligeiramente projetado. O tímpano tem aproximadamente a metade do diâmetro do olho.

O macho da rã-venenosa-de-três-listras tem um comprimento rostro-cloacal de até 4,2 cm. A fêmea é ligeiramente maior, atingindo até 5 cm.

Biologia

A rã-venenosa-de-três-listras é uma espécie diurna e terrestre, que pode ser encontrada ao longo de florestas e bordas de clareiras, na serrapilheira ou em troncos caídos. Sua dieta é composta principalmente de pequenas formigas e cupins, que são abundantes em florestas.

O macho da rã-venenosa-de-três-listras é territorial durante a época de reprodução e vocaliza para estabelecer território enquanto empoleirado em uma posição elevada a cerca de 15 a 165 cm acima do solo. O tamanho do seu território varia de 4 a 156 m². A maior parte da atividade de vocalização ocorre pela manhã. Combates entre machos podem ocorrer se houver muita aproximação entre eles. O combate é caracterizado por lutas e ataques entre eles com seus membros anteriores. A fêmea não é territorial e o parceiro é escolhido com base em quantos dias ele vocalizou em seu território (quanto mais, melhor) e quão grande é o seu território. Às vezes, a fêmea visita vários territórios antes de escolher um parceiro. A corte e o acasalamento ocorrem no território. O comportamento territorial é apenas para o acasalamento e não para a defesa alimentar.

A fêmea da rã-venenosa-de-três-listras coloca seus ovos em pequenas ninhadas embaixo de folhas caídas durante a estação chuvosa. O macho protege os ovos até a eclosão, que leva cerca de 15 dias. Após a eclosão dos ovos, ele transporta os girinos em seu dorso para um corpo de água adequado onde os girinos se desenvolvem durante um período de 41 a 54 dias antes de passarem pela metamorfose.

Habitat

A rã-venenosa-de-três-listras habita o solo de florestas de planície úmidas tropicais e subtropicais, e pântanos de água doce intermitentes.

Distribuição

A rã-venenosa-de-três-listras ocorre no estado de Bolívar na Venezuela, e também na Guiana, Suriname e na bacia amazônica da Colômbia, Brasil, Peru e noroeste da Bolívia.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • La Marca, E., Azevedo-Ramos, C., Silvano, D. & Barrio-Amorós, C.L. 2008. Ameerega trivittata. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55240A11278640. Acessado em 24 Jul 2018.
  • AmphibiaWeb 2013 Ameerega trivittata: Three-striped Poison Frog (English). University of California, Berkeley, CA, USA. Acessado em 24 Jul 2018.
  • Wikipedia contributors. "Ameerega trivittatus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Abr 2018. Web. 24 Jul 2018.
  • DendroWiki.org

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.