Rã-venenosa-de-tolima

Fotografia por Mauricio Rivera Correa, CC BY-SA

Local da foto: Departamento de Tolima, Colômbia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-tolima

Andinobates tolimensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Andinobates
Nome Científico Andinobates tolimensis(Bernal-Bautista, Luna-Mora, Gallego & Quevedo-Gil, 2007)
Nome Inglês Tolima Poison Frog, Tolimense Poison Frog
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2014)

Descrição

A rã-venenosa-de-tolima, conhecida também como rã-venenosa-tolimense, é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

A superfície dorsal da rã-venenosa-de-tolima é marrom ou marrom-escura, anteriormente com uma cor bronze/amarela metálica moderada que termina posterior à cabeça e gradualmente após o meio do corpo. A superfície ventral é marrom-escura, com ou sem manchas verde-azuladas ou salpicada na barriga, parte inferior das coxas e virilhas. A pele é granular no dorso, flancos, ventre e superfície dorsal dos membros, e comparativamente menos granular nos membros anteriores. Uma faixa marrom-escura se estende dos olhos, passando pelo tímpano, até a inserção dos membros anteriores, que contrasta com a cor amarela da mandíbula superior. A íris é marrom-escura. Os dedos das mãos e dos pés não têm membranas e nem franjas. Os discos dos dedos das mãos são expandidos, com o disco do terceiro dedo sendo 1,5 a 2 vezes mais largo na extremidade distal do que o do dedo adjacente. O segundo dedo das mãos é mais longo do que o primeiro, e o segundo dedo do pé também é mais longo do que o primeiro dedo do pé.

A rã-venenosa-de-tolima é um dendrobatídeo muito pequeno, com um comprimento rostro-cloacal variando entre 1,73 e 1,89 cm. É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual. Os machos podem ser distinguidos pela presença de fendas vocais. Os machos também são menores no comprimento rostro-cloacal em média, e têm um disco mais largo no terceiro dedo das mãos.

Biologia

A rã-venenosa-de-tolima é uma espécie diurna e que vive no chão da floresta.

Os machos da rã-venenosa-de-tolima vocalizam durante todo o dia escondidos em pequenos buracos dentro do sistema de raízes de algumas árvores, sob a serrapilheira. Os chamados (vocalização) ocorrem em uma série de zumbidos curtos e suaves, como sons de grilos, e são semelhantes aos chamados da rã-venenosa-de-doris-swanson (Andinobates dorisswansonae), mas mais suave.

Em laboratório, foi observada uma ninhada de ovos contendo três ovos marrons. A espécie requer uma fonte de água permanente para seus girinos.

Como outros dendrobatídeos, o macho da rã-venenosa-de-tolima apresenta cuidado parental. Ele carrega seus girinos em seu dorso. O macho dessa espécie secreta uma substância leitosa sobre seu corpo quando capturado.

Habitat

A rã-venenosa-de-tolima tem como habitat um pequeno fragmento de floresta secundária dominada por árvores com altura máxima de 4 a 6 m, coberta por plantas epifíticas, principalmente das famílias Araceae, Bromeliaceae and Orchidaceae. A copa é densa, permitindo pouca penetração de luz. A umidade na área é mantida pela cobertura de nuvem constante e chuva frequente. O solo da floresta é coberto pela serrapilheira, troncos e galhos caídos de árvores, que abrigam fungos, musgos e liquens. Há também árvores menores, palmeiras e samambaias. A temperatura média é de cerca de 19°C e a precipitação anual está entre 2.500 e 3.000 mm.

Distribuição

A rã-venenosa-de-tolima é conhecida apenas da encosta oriental da Cordilheira Central, no município de Falan, Departamento de Tolima, Colômbia, a 1.852 m de altitude, em um fragmento de floresta que não excede 0,5 km².

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • A new species of poison frog (Amphibia: Dendrobatidae) from the Andean mountains of Tolima, Colombia. Zootaxa 1638: 59-68 (2007).
  • AmphibiaWeb 2011. Andinobates tolimensis. University of California, Berkeley, CA, USA. Acessado em 27 Mai 2017.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2014. Andinobates tolimensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T136028A60783004. Acessado em 27 Mai 2017.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.