Rã-venenosa-de-palenque

Fotografia por Santiago Ron / FaunaWebEcuador, CC BY-NC

Local da foto: Província de Santo Domingo de los Tsáchilas, Equador

 Canon EOS DIGITAL REBEL XT (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 26/01/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-palenque

Paruwrobates erythromos
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Paruwrobates
Nome Científico Paruwrobates erythromos(Vigle and Miyata, 1980)
Nome Inglês Palenque Poison Frog
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-venenosa-de-palenque é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Erythromos, em seu nome científico, é derivado da palavra grega "erythros", que significa vermelho e, "iomos" significa parte superior do braço, em referência às marcas laranja avermelhadas na superfície dorsal do antebraço.

A superfície dorsal da cabeça e do corpo da rã-venenosa-de-palenque tem uma coloração que varia da marrom-escura a preta, com uma faixa indistinta de cor marrom ou bronze que começa no focinho (contornando o focinho), passando sobre os olhos e estendendo-se até a parte posterior do corpo. Os flancos têm uma coloração que varia da cinza-escura a preta. A superfície dorsal do braço possui uma mancha alongada laranja avermelhada brilhante que se estende até o cotovelo, às vezes se estendendo levemente até o antebraço. O antebraço tem um padrão preto manchado de azul. As pernas são de cor marrom amarelada, marrom oliva ou marrom-escura com faixas pretas irregulares. A superfície ventral é preta com manchas azuis pálidas. A pele da região dorsal e extremidades posteriores é ligeiramente granular. A pele ventral é lisa.

Os machos da rã-venenosa-de-palenque têm, em média, 21 mm de comprimento rostro-cloacal e as fêmeas, em média, 23,7 mm.

Biologia

A rã-venenosa-de-palenque é uma espécie diurna e terrestre encontrada em bancos e cursos de riachos com fundo de rocha e areia, em trechos de floresta natural, com abundante serrapilheira e vegetação natural. Seu comportamento é cauteloso e se esconde rapidamente sob a serrapilheira, vegetação e rachaduras.

A dieta da rã-venenosa-de-palenque consiste principalmente de formigas.

A fêmea da rã-venenosa-de-palenque deposita seus ovos no solo. Os girinos provavelmente são transportados pelo macho para córregos e riachos, onde continuarão o seu desenvolvimento.

Habitat

A rã-venenosa-de-palenque habita florestas tropicais e subtropicais úmidas de planície e tem preferência por áreas com dossel fechado e pouca luz.

Distribuição

A rã-venenosa-de-palenque é endêmica do Equador e ocorre na região do Centro Científico Río Palenque na província de Pichincha, e nas montanhas de Bilsa na província de Esmeraldas.

Veneno

Como outros dendrobatídeos, a rã-venenosa-de-palenque tem toxinas na pele. Os principais alcaloides de defesa presentes na secreção de sua pele são as pumiliotoxinas e indolizidinas.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Diego Cisneros-Heredia, Ana Almendáriz, Mario Yánez-Muñoz, Luis A. Coloma, Santiago Ron. 2004. Ameerega erythromos. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55220A11272755. Acessado em 08 Mai 2018.
  • Coloma, L. A., Ortiz, D. A., Frenkel, C., Félix-Novoa, C. y Quiguango-Ubillús, A. 2018. Paruwrobates erythromos En: Ron, S. R., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A. Ortiz, D. A. (Eds). Anfibios del Ecuador. Version 2018.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • WCH - Clinical Toxinology Resources.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.