Rã-venenosa-de-listras-pálidas

Fotografia por Santiago Ron / FaunaWebEcuador, CC BY-NC

Local da foto: Província de Sucumbíos, Equador

 Canon EOS 40D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/11.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 12/06/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-listras-pálidas

Ameerega hahneli
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Ameerega
Nome Científico Ameerega hahneli(Boulenger, 1884)
Nome Inglês Pale-striped Poison Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A rã-venenosa-de-listras-pálidas é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Seu nome científico é uma homenagem a Paul Hahnel, o coletor da espécie na natureza.

A rã-venenosa-de-listras-pálidas tem o dorso e membros finamente granulados. A superfície dorsal do corpo é preta e geralmente tem um padrão marmoreado de cinza ou verde. Os membros têm uma coloração marrom com ou sem manchas pretas. Os flancos são pretos e delimitados acima por uma linha dorsolateral estreita branca ou creme que começa na ponta do focinho, passa sobre o olho, e se estende até a virilha. Existe também uma linha labial branca ou creme que se estende do focinho até a inserção do braço, além de manchas ovais amarelas alaranjadas na superfície ventral dos braços, superfície interna das pernas e na virilha. O ventre tem um padrão marmoreado de azul sobre um fundo preto. Os olhos são relativamente pequenos e a íris é marrom-escura.

Essa espécie é parecida com a rã-venenosa-de-coxas-brilhantes (Alobates femoralis), mas a rã-venenosa-de-listras-pálidas é ligeiramente menor, mais delgada e tem o ventre marmoreado de azul e preto, enquanto a rã-venenosa-de-coxas-brilhantes tem o ventre marmoreado de preto e branco.

A rã-venenosa-de-listras-pálidas é um dendrobatídeo muito pequeno. Os machos têm entre 17 e 19 mm de comprimento rostro-cloacal, enquanto as fêmeas têm entre 19 e 22 mm.

Biologia

A rã-venenosa-de-listras-pálidas é uma espécie diurna e terrestre que parece atingir o pico de atividade antes do anoitecer. Ela pode ser encontrada vocalizando entre a serrapilheira, onde forrageia e corteja durante todo o ano. À noite, ela é encontrada inativa na vegetação baixa entre 20 e 100 cm acima do solo.

A dieta da rã-venenosa-de-listras-pálidas inclui uma variedade de presas, mas formigas e cupins são as mais importantes.

Os machos da rã-venenosa-de-listras-pálidas são territoriais e apresentam comportamento agressivo com outros de sua espécie. Há dois tipos de vocalização registradas: uma de cortejo que consiste de três notas e outra territorial que consiste de séries longas de notas curtas.

O amplexo da rã-venenosa-de-listras-pálidas é cefálico. A fêmea produz uma ninhada de 6 a 33 ovos pigmentados com um diâmetro máximo de 2,3 mm. Os ovos são colocados na serrapilheira. A fêmea pode produzir mais de uma ninhada durante a época de reprodução. O macho não cuida continuamente da ninhada de ovos, mas retorna de tempos em tempos para umedecê-los. Ele é capaz de monitorar várias ninhadas ao mesmo tempo. Os ovos eclodem depois de um período de 4 a 16 dias e a metamorfose dos girinos leva 2 meses. Após a eclosão, os girinos são transportados no dorso do pai para pequenas poças temporárias e outros corpos de água.

Habitat

A rã-venenosa-de-listras-pálidas habita florestas tropicais. Ela vive associada a folhas caídas de palmeiras, ramos e pequenas clareiras na floresta.

Distribuição

A rã-venenosa-de-listras-pálidas é encontrada nas planícies amazônicas do Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Brasil, extremo sul da Venezuela, sudeste da Guiana, sudoeste do Suriname e Guiana Francesa.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ameerega hahneli." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Nov 2016. Web. 8 Abr 2017.
  • Coloma, L. A., Ortiz, D. A., Ron, S. R., Frenkel, C., Félix-Novoa, C. y Quiguango-Ubillús, A. 2014. Ameerega hahneli. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • Dendrobates.org
  • Claudia Azevedo-Ramos, Luis A. Coloma, Santiago Ron, Fernando Castro, Claude Gascon. 2010. Ameerega hahneli. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55223A11273787.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.