Rã-venenosa-de-dorso-respingado

Fotografia por Fábio Maffei, CC PD

Local da foto: Marabá, Pará, Brasil

 Canon PowerShot S5 IS (Canon)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/2.7  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 80
Data em que a foto foi tirada: 06/12/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-dorso-respingado

Adelphobates galactonotus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Adelphobates
Nome Científico Adelphobates galactonotus(Steindachner, 1864)
Nome Inglês Splash-backed Poison Frog, Splashback Poison Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A rã-venenosa-de-dorso-respingado é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

A coloração da rã-venenosa-de-dorso-respingado geralmente é preta com um dorso "respingado" de laranja ou vermelho, como se um grande respingo de tinta tivesse caído e se espalhado em seu dorso. No entanto, a espécie apresenta grande variação de cor: preta com grandes áreas laranja, vermelhas, amarelas, azul-claras, brancas ou marrons, no dorso e nos membros, e alguns espécimes são quase uniformemente coloridos, com o preto restrito a pequenas áreas no ventre e nos membros. Algumas populações apresentam uma aspersão de manchas azul-claras a esverdeadas sobre um dorso preto, e uma população apresenta um padrão reticulado de amarelo e preto no dorso e nos membros. Os espécimes dentro de cada população têm o mesmo padrão de cores. Não são conhecidas populações com vários padrões de cores ou populações de transição entre duas diferentes morfias de cor. A espécie tem pele lisa e um tubérculo tarsal bem desenvolvido.

A rã-venenosa-de-dorso-respingado é um dendrobatídeo de tamanho médio e tem entre 3 e 4 cm de comprimento rostro-cloacal. O macho é ligeiramente menor do que a fêmea. As fendas vocais e as pontas dos dedos das mãos do macho são muito mais largas. As diferentes morfias de cor apresentam tamanhos diferentes, sendo que a menor é a verde-escura e a maior a laranja.

Biologia

A rã-venenosa-de-dorso-respingado é uma espécie diurna e terrestre que vive no solo de florestas entre a serrapilheira. Sua dieta é composta de formigas, besouros, cupins e ácaros.

Em cativeiro, a fêmea da rã-venenosa-de-dorso-respingado coloca entre 4 e 10 ovos na serrapilheira. Quando os girinos eclodem, após um período de 14 a 18 dias, o macho transporta um (principalmente) ou dois girinos por vez em seu dorso para pequenos corpos de água, incluindo cápsulas de castanha-do-brasil cheias de água, para que eles continuem o desenvolvimento. A metamorfose ocorre após cerca de dois meses. Overkamp (2009) relata que o número de ovos colocados por espécimes selvagens capturados na década de 1990 algumas vezes atingiram 20, sugerindo que a fertilidade em cativeiro é menor. A maturidade sexual é atingida entre 12 e 15 meses de idade.

Habitat

A rã-venenosa-de-dorso-respingado habita florestas tropicais de planície, onde está presente no chão entre a serrapilheira. Parece ter preferência por áreas com árvores da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa). No entanto, pode ser encontrada também em florestas secundárias cercadas por pastagens, na zona de transição entre a floresta amazônica e a vegetação de cerrado, em áreas recentemente desmatadas e queimadas sob árvores da castanha-do-brasil, e até mesmo em plantações de mandioca.

Distribuição

A rã-venenosa-de-dorso-respingado é endêmica do Brasil e é encontrada nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ocorre desde os rios Tapajós e Teles Pires no oeste até a costa Atlântica (Maranhão) no leste, e do sul do rio Amazonas e Baía de Marajó até o extremo norte de Mato Grosso e norte de Tocantins. A maior parte da sua distribuição está no Pará.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Miguel Trefaut Rodrigues, Claudia Azevedo-Ramos, Marinus Hoogmoed. 2010. Adelphobates galactonotus. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55185A11253730. Acessado em 4 Dez 2017.
  • Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - Fact Sheet: Adelphobates galactonotus, pags. 2, 3 and 4.
  • Ostrowski, T. & T. Mahn (2017): Species description Adelphobates galactonotus. - Dendrobase.de - An online database of the family Dendrobatidae (Anura). Acessado em 4 Dez 2017.
  • DendroWiki.org
  • World Association of Zoos and Aquariums (WAZA).

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.