Rã-venenosa-de-doris-swanson

Copyright © Ana María Ospina-Larrea

Local da foto: Tolima, Colômbia

 NIKON D5200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 18/12/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-doris-swanson

Andinobates dorisswansonae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Andinobates
Nome Científico Andinobates dorisswansonae(Rueda-Almonacid, Rada, Sánchez-Pacheco, Velásquez-Álvarez & Quevedo, 2006)
Nome Inglês Doris Swanson's Poison Frog, Falan Poison Frog
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2014)

Descrição

A rã-venenosa-de-doris-swanson, conhecida também como rã-venenosa-de-falan, é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae descrita pela ciência em 2006. Seu nome é uma homenagem a Doris Swanson, uma conservacionista da cidade de Spokane, Washington (Estados Unidos), dedicada à proteção da biodiversidade em hotspots globais, como os Andes Tropicais.

A cabeça da rã-venenosa-de-doris-swanson é mais larga do que o corpo nos machos, mas muito mais estreita do que o corpo nas fêmeas. O focinho é arredondado quando visto de cima e de perfil, com um canto rostral arredondado e uma região loreal achatada, vertical e pouco côncava. Os olhos são grandes e salientes, com pupilas horizontalmente elípticas. As mãos são relativamente grandes, com discos moderadamente expandidos em todos os dígitos. Nessa espécie, o primeiro dedo do pé é reduzido e parcialmente ou totalmente fundido com o segundo, de modo que o pé parece ter apenas quatro dedos. Os discos dos dedos dos pés são arredondados e ligeiramente mais largos do que os dígitos.

A pele da rã-venenosa-de-doris-swanson é lisa na parte dorsal, ventral e flanco. Os machos têm um corpo mais fino e ligeiramente menor do que as fêmeas, com a cabeça ligeiramente mais larga do que o abdômen. Os machos também podem ser distinguidos por um disco mais largo no dedo III e a presença de fendas vocais.

A coloração do dorso, pescoço, peito e região superior do peito é marrom-escura ou preta com manchas irregulares vermelhas, alaranjadas ou amarelas.  As pernas pretas ou sépia podem ter manchas vermelhas redondas. O lábio superior tem uma faixa vermelha brilhante que se estende da ponta do focinho até a inserção do braço.

A rã-venenosa-de-doris-swanson é uma espécie pequena, com um comprimento rostro-cloacal de cerca de 16,8 mm (variação: 16,28 a 17,10 mm) para machos e 18,2 mm (variação: 17,54 a 19,43 mm) para fêmeas.

Biologia

A rã-venenosa-de-doris-swanson é uma espécie diurna encontrada no solo da floresta ou em bromélias entre 1,5 e 2,0 m acima do solo.

A rã-venenosa-de-doris-swanson se alimenta de pequenos insetos, especialmente formigas.

O modo reprodutivo, período de reprodução e tamanho da ninhada da rã-venenosa-de-doris-swanson são desconhecidos, embora seja possível que essa espécie pode ter desenvolvimento larval que ocorre em bromélias.

Habitat

O local conhecido da rã-venenosa-de-doris-swanson é um pequeno pedaço de uma floresta secundária dominada por árvores com uma altura máxima de 4 a 6 m, coberto por plantas epífitas, principalmente das família Araceae, Bromeliaceae e Orchidaceae. A copa é densa, permitindo pouca penetração de luz. A umidade na área é mantida pela constante cobertura de nuvem e precipitação frequente. O solo da floresta é coberto por serrapilheira, galhos de árvores caídos, que abrigam fungos, musgos e liquens. A temperatura média é de cerca de 19°C e a precipitação está entre 2.500 e 3.000 mm por ano.

Distribuição

A rã-venenosa-de-doris-swanson é uma espécie endêmica da Colômbia. Ela ocorre na encosta oriental do norte da Cordilheira Central, a uma altitude de 1.780 m, no município de Falan, Departamento de Tolima.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • "Andinobates dorisswansonae." Wikipedia, La enciclopedia libre. 30 Set 2016. Web. 8 Abr 2017.
  • AmphibiaWeb 2012. Andinobates dorisswansonae. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. 2014. Andinobates dorisswansonae. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T135747A60781770.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.