Rã-venenosa-de-coxas-brilhantes

Fotografia por Robby Deans, CC BY-NC

Local da foto: Parque Nacional Yasuní, Equador

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-venenosa-de-coxas-brilhantes

Allobates femoralis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Aromobatidae
Gênero Allobates
Nome Científico Allobates femoralis(Boulenger, 1884)
Nome Inglês Brilliant-thighed Poison Frog, Spotted-thighed Poison Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes é uma espécie de anfíbio da família Aromobatidae. As espécies da família Aromobatidae não são tóxicas como a maioria das espécies da família Dendrobatidae são.

A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes tem o dorso marrom-escuro ou preto e membros marrom-escuros. A garganta é preta e o ventre é branco com marcas pretas irregulares. Uma linha dorsolateral marrom pálida se estende do focinho até a base da perna, e uma linha ventrolateral branca intermitente se estende do focinho até o braço e depois até a perna. Existe uma mancha amarela/laranja atrás do braço e outra da mesma cor com formato de meia-lua na parte externa da coxa. A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes tem olhos relativamente pequenos, íris cor de café, uma cabeça quase tão grande como o corpo e dois escudos dermais na extremidade distal dos dedos. Os discos digitais são moderadamente expandidos.

A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes é um aromobatídeo pequeno. Os machos têm entre 28 e 33 mm de comprimento rostro-cloacal, e as fêmeas têm entre 33 e 35 mm de comprimento rostro-cloacal.

Essa espécie é parecida com a rã-venenosa-de-listras-pálidas (Ameerega hahneli), mas a rã-venenosa-de-listras-pálidas é ligeiramente menor, mais delgada e tem o ventre marmoreado de azul e preto, enquanto a rã-venenosa-de-coxas-brilhantes tem o ventre marmoreado de preto e branco.

Biologia

A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes é uma espécie terrestre e ativa durante o dia. Sua dieta é composta de uma variedade de invertebrados, como coleópteros, dípteros, himenópteros, hemípteros, isópteros, ortópteros, aracnídeos, etc. Os juvenis se alimentam principalmente de colêmbolos.

A reprodução da rã-venenosa-de-coxas-brilhantes ocorre entre novembro e abril, com pico em janeiro ou fevereiro. Não há amplexo cefálico. Os machos são territoriais e vocalizam de galhos baixos, especialmente depois da chuva. O sucesso reprodutivo tem relação com o tamanho do seu território e com a atividade vocal.

Os machos da rã-venenosa-de-coxas-brilhantes cortejam as fêmeas por 2 ou 3 dias antes de uma ninhada de aproximadamente 8 a 17 ovos ser colocada em um ninho entre a serrapilheira. Os ovos tem 2 mm de diâmetro e eclodem em duas semanas. O macho protege os ovos e, depois da eclosão, ele carrega os girinos em seu dorso para poças de água temporárias, riachos e cavidades de tronco com água.

Habitat

A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes habita florestas tropicais de planícies, geralmente abaixo de 300 m de altitude (na Colômbia e no Equador ela pode ser encontrada a até 1.000 m de altitude). Ela pode ser encontrada ao longo do dia em florestas primárias ou secundárias e em bordas e clareiras.

Distribuição

A rã-venenosa-de-coxas-brilhantes ocorre na Bacia Amazônica e leste tropical da América do Sul. Ela é encontrada na Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Brasil, e na parte leste da Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Allobates femoralis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Oct. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2013. Allobates femoralis. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Ron, S. R., Coloma, L. A., Frenkel, C., Félix-Novoa, C. y Quiguango-Ubillús, A. 2011. Allobates femoralis. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • Enrique La Marca, Claudia Azevedo-Ramos, Robert Reynolds, Luis A. Coloma, Santiago Ron. 2010. Allobates femoralis. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55038A11244330.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.