Rã-púrpura-indiana

Fotografia por Kalyan Varma, CC BY-NC-SA

Local da foto: Tamil Nadu, Índia

 NIKON D200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 30/05/2007
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-púrpura-indiana

Nasikabatrachus sahyadrensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Sooglossidae
Gênero Nasikabatrachus
Nome Científico Nasikabatrachus sahyadrensisBiju & Bossuyt, 2003
Nome Inglês Indian Purple Frog, Pignose Frog
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-púrpura-indiana, conhecida também como rã-nariz-de-porco, é uma espécie de anfíbio da família Sooglossidae.

A única sobrevivente de um antigo grupo de anfíbios, a rã-púrpura-indiana só foi descrita em 2003. Essa rã tem uma aparência altamente distinta e um tanto cômica, com um corpo extremamente inchado e membros curtos e robustos. A cabeça pequena parece curta para o seu corpo e o peculiar focinho estreito termina em uma saliência esbranquiçada parecida com um botão. Os olhos pequenos, mas bem visíveis, estão situados acima de uma boca estreita, que tem uma mandíbula inferior flexível que permite que a língua curta e arredondada se projete ao se alimentar.

Adaptada a um estilo de vida para habitar em tocas, a rã-púrpura-indiana tem um tubérculo em forma de pá em cada membro posterior e as pontas dos dedos dos pés, que possuem membranas interdigitais, são arredondadas, o que permite cavar o solo úmido. A pele lisa tem coloração púrpura/roxo-escura na parte superior, desbotando para uma coloração cinza na parte inferior. Essa espécie tem entre 5,3 e 9 cm de comprimento.

Biologia

Durante a maior parte do ano a rã-púrpura-indiana vive em tocas de 1,3 a 3,7 m sob o solo, em uma cavidade escavada usando seus membros posteriores como pás. Durante o forrageamento, a rã-púrpura-indiana busca ativamente por cupins com o seu focinho que é muito sensível ao toque, usando a sua robusta cabeça com formato cônico para penetrar em túneis de cupins antes de sugar suas presas com a sua língua. Quando está descansando, os membros são escondidos por baixo do corpo em uma posição horizontal.

Durante várias semanas do ano a rã-púrpura-indiana vem à superfície para reproduzir. A época de reprodução é durante as chuvas pré-monções, principalmente em maio. As rãs se reúnem ao redor de poças e ao lado de córregos, e quando os parceiros se unem, o macho agarra a fêmea logo acima das pernas e, usando secreções pegajosas da pele, ele se gruda a fêmea em amplexo (o abraço de acasalamento). A fêmea, em seguida, carrega o macho para locais de ovoposição adequados, onde ele empurra os ovos da fêmea com seus membros posteriores para fertilizá-los. Mais de 3.000 ovos são colocados em uma ninhada. Os ovos fertilizados são colocados em uma poça de água e, posteriormente, eclodem em girinos antes de passarem por diferentes fases da metamorfose, que leva aproximadamente 100 dias, para se tornarem adultos.

Habitat

A rã-púrpura-indiana é conhecida de florestas secundárias perturbadas perto de florestas de montanha sempre-verdes e plantações de cardamomo, embora provavelmente habite também florestas intocadas.

Distribuição

A rã-púrpura-indiana é endêmica dos Gates Ocidentais da Índia, e é conhecida de apenas duas localidades, ambas no distrito de Idukki nas montanhas Cardamomo no estado de Kerala: Kattapana e próximo da cidade de Idukki.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Purple Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 5 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Purple Frog fact file on ARKive.
  • AmphibiaWeb 2014. Nasikabatrachus sahyadrensis: Purple Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • S.D. Biju. 2004. Nasikabatrachus sahyadrensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T58051A11722468.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.