Rã-musgo-vietnamita

Copyright © Jodi Rowley

Local da foto: Vietnã

 NIKON D200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/16.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 26/06/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-musgo-vietnamita

Theloderma corticale
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Rhacophoridae
Gênero Theloderma
Nome Científico Theloderma corticale(Boulenger, 1903)
Nome Inglês Vietnamese Mossy Frog, Tonkin Bug-eyed Frog, Mossy Frog
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-musgo-vietnamita, apesar do seu nome, é uma espécie de perereca da família Rhacophoridae.

O nome comum da rã-musgo-vietnamita surge do fato de que a sua pele é verde e marrom mosqueada, o que lembra o musgo crescendo sobre a rocha, resultando em uma forma eficaz de camuflagem. Sua pele é coberta com tubérculos e saliências moldadas como uma pedra coberta de musgo. Seus olhos são grandes e salientes, dando a esta rã uma aparência de "olhos esbugalhados" de alguns ângulos. Ela tem grandes almofadas pegajosas em seus dedos.

Como a maioria das rãs, as fêmeas são maiores do que os machos e podem chegar aos 7 ou 8 cm de comprimento.

Biologia

A rã-musgo-vietnamita é uma espécie tão enigmaticamente colorida que passa seus dias escondida à vista de todos, contando com a sua excelente camuflagem. Quando ameaçada, ela se enrola em uma bola e se finge de morta. É uma espécie semiaquática e semiarborícola que está ameaçada pela perda de habitat.

Como a maioria dos anuros, a rã-musgo-vietnamita é estritamente carnívora. Ela se torna ativa à noite e se alimenta de uma variedade de insetos e invertebrados, e pode engolir presas até o tamanho da largura da sua cabeça.

Ao contrário de muitos anfíbios que colocam seus ovos em rios ou lagos anexados a vegetação flutuante ou pedras submersas, a rã-musgo-vietnamita coloca seus ovos acima da linha da água. Os ovos eclodem em cerca de duas semanas liberando os novos girinos com um esguicho. Isso protege os recém-nascidos de predadores aquáticos até que eles estejam desenvolvidos o suficiente para serem móveis.

Habitat

Os habitats naturais da rã-musgo-vietnamita são as florestas tropicais ou subtropicais de várzea, pântanos de água doce e áreas rochosas. Ela é encontrada perto de córregos, rios e pequenos corpos de água doce, e ocorre em altitudes entre 800 e 1.300 m.

Distribuição

A rã-musgo-vietnamita ocorre nas montanhas Mao Son e Tam Dao no norte do Vietnã.

Apesar da IUCN ainda não ter dados suficientes para classificar esta espécie, de acordo com a Dr.ª Jodi Rowley, uma especialista em anfíbios do Instituto de Pesquisa do Museu Australiano, a bela rã-musgo-vietnamita está sob ameaça devido à perda de habitat e a coleta ilegal para o tráfico de espécies.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Theloderma corticale." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Nov. 2016. Web. 5 Apr. 2017.
  • Peter Paul van Dijk, Raoul Bain. 2004. Theloderma corticale. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T59033A11872894.
  • Los Angeles Zoo and Botanical Gardens.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.