Rã-leopardo-do-norte

Fotografia por USFWS Midwest Region, CC BY

Local da foto: Iowa, Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-leopardo-do-norte

Lithobates pipiens
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Ranidae
Gênero Lithobates
Nome Científico Lithobates pipiens(Schreber, 1782)
Sinônimo(s) Rana pipiens
Nome Inglês Northern Leopard Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-leopardo-do-norte é uma espécie de anfíbio da família Ranidae, a família das rãs verdadeiras.

A cor dorsal da rã-leopardo-do-norte varia do verde ao marrom, com grandes manchas circulares escuras no seu dorso, laterais e pernas. Cada mancha geralmente é delimitada por um anel mais claro. Um par de dobras dorsolaterais começando atrás dos olhos corre pelo dorso. Estas dobras dorsolaterais muitas vezes são mais claras ou ocasionalmente de coloração rosada. Existe também uma listra pálida que vai das narinas, sob os olhos e tímpanos, e termina nos ombros. A superfície ventral é branca ou verde-clara. A íris é dourada e os dedos são palmados. Os girinos têm uma coloração cinza ou marrom-escura, com manchas claras na parte inferior.

A rã-leopardo-do-norte tem diversas variações de cor. As mais comuns são as morfias verde e marrom. Existe outra morfia de cor conhecida como morfia burnsi. Indivíduos com esta morfia não têm manchas em seu dorso, mas podem ou não mantê-las em suas pernas. Eles podem ter uma cor verde brilhante ou marrom e ter dobras dorsais amarelas. O albinismo também ocorre nesta espécie, mas é muito raro.

A rã-leopardo-do-norte é uma grande espécie de rã, atingindo cerca de 11 cm de comprimento.

Biologia

A rã-leopardo-do-norte é uma espécie solitária fora da época de reprodução, mas tolerante com outros membros de sua espécie. Ela não estabelece território, exceto na poça de reprodução, onde o macho estabelece um pequeno território. Ela é mais ativa à noite durante a época de reprodução, e mais ativa durante o dia quando está forrageando.

A rã-leopardo-do-norte, quando adulta, tem uma dieta composta de invertebrados terrestres, incluindo aranhas, insetos e suas larvas, lesmas, caracóis e minhocas. Grandes espécimes podem comer pequenos vertebrados como sapos e rãs menores.

A rã-leopardo-do-norte reproduz na primavera (março-junho). A fêmea coloca até 6.500 ovos pretos e brancos na água, anexados à vegetação submersa. Os ovos têm cerca de 1,7 mm de diâmetro quando são colocados, mas incham até 5 mm quando entram em contato com a água. A eclosão dos ovos ocorre após 1 a 3 semanas, variando com a temperatura da água, e a metamorfose ocorre após 70 a 110 dias. Após a metamorfose, a maturidade sexual é atingida depois de 1 a 3 anos. Esta espécie pode viver até 9 anos na natureza.

Habitat

A rã-leopardo-do-norte vive em uma grande variedade de habitats: pastagens, cerrado e florestas. Ela é a mais adaptada ao frio de todas as espécies de rãs-leopardo e pode ser encontrada até uma altitude de cerca de 3.350 m. Ela também pode ser encontrada em áreas agrícolas e em áreas desenvolvidas.

Distribuição

A rã-leopardo-do-norte ocorre no Canadá e Estados Unidos.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Northern Leopard Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Jan. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Dewey, T. 1999. "Lithobates pipiens" (On-line), Animal Diversity Web.
  • AmphibiaWeb 2004. Rana pipiens: Northern Leopard Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Geoffrey Hammerson, Frank Solís, Roberto Ibáñez, César Jaramillo, Querube Fuenmayor. 2004. Lithobates pipiens. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T58695A11814172.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.