Rã-foguete-de-talamanca

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Província de Colón, Panamá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-talamanca

Allobates talamancae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Aromobatidae
Gênero Allobates
Nome Científico Allobates talamancae(Cope, 1875)
Sinônimo(s) Colostethus talamancae
Nome Inglês Talamanca Rocket Frog, Talamanca Striped Rocket Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A rã-foguete-de-talamanca, conhecida também como rã-foguete-listrada-de-talamanca, é uma espécie de anfíbio da família Aromobatidae. As espécies da família Aromobatidae não são tóxicas como a maioria das espécies da família Dendrobatidae são.

A cor dorsal da da rã-foguete-de-talamanca é marrom chocolate e o corpo é colorido claro. Uma faixa escura corre ao longo de cada lado do corpo e da cabeça, e duas listras claras correm acima e abaixo da faixa escura. A rã-foguete-de-talamanca é sexualmente dimórfica na coloração: o macho tem garganta e peito pretos, enquanto a fêmea tem a garganta e o ventre brancos, creme ou amarelos.

O dorso da rã-foguete-de-talamanca é coberto com minúsculos tubérculos arredondados. A cabeça é ligeiramente mais comprida do que larga, com um focinho truncado quando visto de cima. O primeiro dedo é mais comprido do que o segundo. Os dedos das mãos e dos pés não tem discos expandidos. O macho dessa espécie não tem o terceiro dedo inchado.

A rã-foguete-de-talamanca é um aromobatídeo pequeno. Machos adultos crescem até 2,4 cm, enquanto as fêmeas podem atingir 2,5 cm.

Biologia

A dieta da rã-foguete-de-talamanca é composta de uma variedade de pequenos artrópodes, com uma preferência por formigas e ácaros.

Uma espécie diurna, a rã-foguete-de-talamanca é ativa durante todo o ano, principalmente nos meses chuvosos. Os machos vocalizam durante o dia do chão da floresta. Eles preferem vocalizar durante os períodos de pouca luz, geralmente enquanto estão sentados na serrapilheira. No entanto, é a fêmea dessa espécie que é territorial e defende ativamente o território.

O acasalamento da rã-foguete-de-talamanca ocorre na serrapilheira. A fêmea coloca seus ovos na serrapilheira úmida. Após a eclosão dos ovos, ambos os sexos carregam os girinos em suas costas para riachos para completarem a metamorfose em pequenas depressões cheias de água.

A rã-foguete-de-talamanca apresenta comportamento parental semelhante ao das rãs venenosas do gênero Phyllobates.

Habitat

A rã-foguete-de-talamanca habita áreas muito úmidas de florestas de encostas e de planícies, onde a precipitação média anual é de 2.000 a 4.000 mm e a temperatura média anual é de 18 a 24°C. Geralmente ela é encontrada perto de riachos.

Distribuição

A rã-foguete-de-talamanca é encontrada desde a Reserva Biológica Indio Maíz e Rio San Juan na Nicarágua, pelo nordeste e sudoeste da Costa Rica, em grande parte do centro e leste do Panamá (incluindo várias ilhas em Bocas del Toro), até as planícies do Pacífico da Colômbia e norte do Equador. Ela ocorre até 800 m de altitude.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • AmphibiaWeb 2009. Allobates talamancae: Talamanca Rocket Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Coloma, L. A., Frenkel, C., Félix-Novoa, C., Quiguango-Ubillús, A. y Pazmiño-Armijos G. 2010. Allobates talamancae. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • Coloma, L.A., Ron, S.R., Grant, T., Morales, M., Solís, F., Ibáñez, R., Chaves, G., Savage, J., Jaramillo, C., Fuenmayor, Q. & Bolaños, F. 2008. Allobates talamancae. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55155A11262051.
  • Wikipedia contributors. "Allobates talamancae." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 03 Nov 2016. Web. 08 Abr 2017.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.