Rã-foguete-de-santa-cecília

Fotografia por Santiago Ron / FaunaWebEcuador, CC BY-NC

Local da foto: Província de Pastaza, Equador

 Canon EOS DIGITAL REBEL XTi (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/14.0  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 11/05/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-santa-cecília

Hyloxalus sauli
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Hyloxalus
Nome Científico Hyloxalus sauli(Edwards, 1974)
Nome Inglês Santa Cecilia Rocket Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-foguete-de-santa-cecília é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Seu nome científico é uma homenagem a William Saul, por sua contribuição para o Museu de História Natural da Universidade de Kansas e por sua enorme contribuição para o trabalho de Santa Cecília no Equador.

A coloração dorsal da rã-foguete-de-santa-cecília é café claro ou escuro, com uma listra lateral oblíqua de cor clara completa ou incompleta, e uma listra ventrolateral completa, difusa ou interrompida. O dorso tem três marcas grandes. O ventre é café ou cinza nos machos e creme com franjas café nas fêmeas. Apresenta olhos relativamente pequenos, uma cabeça quase tão larga quanto o corpo e dois escudos dérmicos na extremidade distal dos dedos. O focinho é arredondado em vista dorsal e angular em vista lateral. A pele do dorso, braços e ventre é lisa e os flancos são ásperos.

Paucar (2013) relatou que, quando os machos cantam ou lutam com outros machos eles escurecem seus corpos até atingir uma cor dorsal café escuro ou preta.

A rã-foguete-de-santa-cecília é uma espécie pequena. Os machos têm entre 20 e 25 mm de comprimento rostro-cloacal. As fêmeas têm entre 22 e 29 mm de comprimento rostro-cloacal.

Biologia

A rã-foguete-de-santa-cecília é uma espécie ativa durante o dia, encontrada geralmente ao longo de pequenos riachos com fundo rochoso. Os machos cantam de dentro ou na entrada de rachaduras nas paredes de riachos.

Machos e fêmeas da rã-foguete-de-santa-cecília formam casais estáveis ao longo de vários meses, que defendem territórios com um buraco profundo que é usado como refúgio. O tamanho do território é pequeno (entre 0,26 e 1,3 m²).

A fêmea da rã-foguete-de-santa-cecília coloca seus ovos na serrapilheira. Quando os ovos eclodem, o macho carrega os girinos em seu dorso até a água para que eles continuem o processo de desenvolvimento. Os girinos são de vida livre e vivem em riachos com água pouco profunda.

Habitat

A rã-foguete-de-santa-cecília habita florestas primárias e secundárias. Ela ocorre entre 220 e 800 m de altitude.

Distribuição

A rã-foguete-de-santa-cecília é encontrada na encosta oriental dos Andes do Equador, nas províncias de Sucumbíos, Napo, Orellana e Pastaza, e no sul da Colômbia no Departamento de Putumayo.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Ron, S. R., Ortiz, D. A. Coloma, L. A. y Frenkel, C. 2013. Hyloxalus sauli. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Acessado em 24 Jun 2017.
  • Fernando Castro, Jose Vicente Rueda, Wilmar Bolívar, Ruth Amanda Estupinan, Ana Almendáriz. 2004. Hyloxalus sauli. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55148A11261110. Acessado em 24 Jun 2017.
  • Frost, Darrel R. 2017. Amphibian Species of the World: an online reference. Version 6 (24 Jun 2017). American Museum of Natural History, New York, USA.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.