Rã-foguete-de-pratt

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Colón, Panamá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-pratt

Colostethus pratti
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Colostethus
Nome Científico Colostethus pratti(Boulenger, 1899)
Nome Inglês Pratt's Rocket Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-foguete-de-pratt é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. O nome da espécie é uma homenagem ao explorador e naturalista Antwerp Edgar Pratt, que coletou a espécie na natureza.

A rã-foguete-de-pratt tem a superfície dorsal marrom-escura, delimitada em ambos os lados por uma listra dorsolateral mais clara. A superfície lateral é escura, exceto por uma listra clara (às vezes fragmentada) que se estende desde a virilha até a metade do olho. A superfície posterior das coxas tem duas marcas acima e abaixo de uma linha clara central. Os pés não têm membranas entre os dedos. O macho é mosqueado na garganta, enquanto a fêmea tem a garganta branca. O terceiro dedo do macho adulto é inchado.

A rã-foguete-de-pratt é um pequeno membro de seu gênero. Machos e fêmeas têm tamanho semelhante e podem crescer até aproximadamente 24 mm de comprimento.

Biologia

A rã-foguete-de-pratt é uma espécie terrestre. Sua reprodução só foi observada em cativeiro. Os machos têm uma vocalização alta. Eles parecem estabelecer pequenos territórios e podem ser agressivos uns com os outros, engajando-se em lutas. O amplexo não foi observado, mas provavelmente é cefálico como em espécies relacionadas. A fêmea da rã-foguete-de-pratt coloca uma ninhada de 8 a 20 ovos em cima de folhas ou dentro de esconderijos, principalmente durante uma estação de chuva simulada. Os ovos eclodem em 1 ou 2 semanas. Após a eclosão dos ovos, a fêmea transporta os girinos para um corpo de água, levando-os e suas costas, às vezes por vários dias. Nenhum cuidado parental é fornecido.

A metamorfose dos girinos da rã-foguete-de-pratt é concluída entre 8 e 13 semanas após a eclosão. As rãzinhas recém metamorfoseadas têm entre 6 e 8 mm de comprimento. Alguns machos começam a vocalizar seis meses após a metamorfose.

Habitat

A rã-foguete-de-pratt tem como habitat natural as florestas de montanhas e florestas de planícies úmidas, onde é encontrada no chão da floresta e ao longo de seções rochosas de riachos de floresta. Ela ocorre desde o nível do mar até 1.160 m de altitude.

Distribuição

A rã-foguete-de-pratt é encontrada no noroeste da Colômbia (Departamentos de Antioquia, Chocó, Córdoba e Risaralda) e no Panamá, possivelmente também no sudeste da Costa Rica.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Colostethus pratti." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Nov 2016. Web. 8 Abr 2017.
  • Frank Solís, Roberto Ibáñez, César Jaramillo, Querube Fuenmayor, Martha Patricia Ramírez Pinilla, Mariela Osorno-Muñoz, Jose Vicente Rueda, Adolfo Amézquita, María Cristina Ardila-Robayo. 2004. Colostethus pratti. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55135A11259000.
  • Amphibians of Panama, Smithsonian Tropical Research Institute (STRI).
  • Frost, Darrel R. 2017. Amphibian Species of the World: an online reference. Version 6 (8 Abr 2017). American Museum of Natural History, New York, USA.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.