Rã-foguete-de-pastaza

Fotografia por Santiago Ron / FaunaWebEcuador, CC BY-NC

Local da foto: Província de Morona Santiago, Equador

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/11.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 30/07/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-pastaza

Leucostethus fugax
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Leucostethus
Nome Científico Leucostethus fugaxMorales and Schulte, 1993
Nome Inglês Pastaza Rocket Frog
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-foguete-de-pastaza é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. O nome específico fugax, em latim, significa "fugitivo", e é uma referência à ação figurativa que essa espécie escapou das mãos de Juan A. Rivero, que descreveu uma grande parte de dendrobatídeos do gênero Colostethus equatorianos da coleção do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsoniano de Washington.

A coloração dorsal da rã-foguete-de-pastaza varia da marrom a cinza-clara. A garganta e a superfície ventral são brancas ou creme e os membros têm uma coloração amarela pálida ou laranja pálida. Uma listra lateral oblíqua se estende da virilha até os olhos e não tem uma listra dorsolateral. Existe uma listra ventrolateral discreta de cor cinza ou branca. Os dedos dos pés possuem membrana basal e o macho tem o terceiro dedo da mão inchado.

Um pequeno dendrobatídeo, o macho da rã-foguete-de-pastaza tem entre 17,9 e 19,5 mm de comprimento rostro-cloacal e tem um corpo mais delgado do que a fêmea. A fêmea tem entre 19,3 e 20,1 mm de comprimento rostro-cloacal.

Biologia

Ainda não há informações conhecidas sobre a biologia e os hábitos de reprodução da rã-foguete-de-pastaza, mas as larvas provavelmente se desenvolvem em riachos, como acontece com outras espécies do gênero.

Habitat

A rã-foguete-de-pastaza habita florestas úmidas na zona altitudinal tropical oriental em uma zona de transição entre floresta tropical úmida e floresta premontana muito úmida. Ocorre entre 600 e 700 m de altitude.

Distribuição

A rã-foguete-de-pastaza é endêmica do vale do rio Pastaza, na encosta oriental da Cordilheira Oriental, no sul do Equador e ocorre nas províncias de Morona Santiago, Pastaza e Zamora Chinchipe.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Ana Almendáriz, Diego Cisneros-Heredia, Karl-Heinz Jungfer, Luis A. Coloma, Santiago Ron. 2004. Colostethus fugax. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55085A11238310. Acessado em  23 Mai 2018.
  • Frost, Darrel R. 2018. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0 (23 Mai 2018). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • Ortiz, D. A., Coloma, L. A. y Frenkel, C. 2018. Leucostethus fugax En: Ron, S. R., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A. Ortiz, D. A. (Eds). Anfibios del Ecuador. Version 2018.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Acessado em 23 Mai 2018.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.