Rã-foguete-de-los-tayos

Fotografia por Philip Sapirstein, CC BY-NC-ND

Local da foto: Província de San Martín, Peru

 NIKON D800E (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 25/11/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-los-tayos

Hyloxalus nexipus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Hyloxalus
Nome Científico Hyloxalus nexipus(Frost, 1986)
Nome Inglês Los Tayos Rocket Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

A rã-foguete-de-los-tayos é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

A rã-foguete-de-los-tayos tem uma cor dorsal que varia do marrom opaco a quase preta, com uma tonalidade esverdeada, e marcas irregulares pretas ou marrom-escuras. Os flancos são pretos. Uma listra dorsolateral se estende do focinho até a área paracloacal e é variável na cor, de quase vermelha até laranja ou bronze. Existe também uma listra lateral oblíqua de cor creme, laranja pálida, ou branca azulada. A garganta e o ventre variam do branco ao amarelo pálido. A íris é cobre avermelhada. O macho tem uma garganta mais escura do que a fêmea. A cor da superfície dorsal dos membros posteriores varia do cobre ao cinza azulado pálido, com faixas transversais marrom-escuras ou, menos comum, marcas irregulares. A superfície anterior e posterior das coxas é cinza azulado.

A rã-foguete-de-los-tayos tem um comprimento rostro-cloacal de 20 a 24 mm para os machos e de 19 a 23 mm para as fêmeas.

Biologia

A rã-foguete-de-los-tayos é uma espécie diurna e restrita em grande parte a habitats de riachos. Os machos geralmente são encontrados entre rochas em riachos, onde podem ser vistos vocalizando e defendendo seus territórios vigorosamente. Os machos muitas vezes escalam até o alto de rochas e vocalizam, outros machos então escalam mais acima e se envolvem em lutas sobre as rochas.

A fêmea da rã-foguete-de-los-tayos coloca seus ovos no solo em pequenos aglomerados em folhas perto de riachos. Depois que eclodem os girinos são transportados para riachos pelo macho. Eles se desenvolvem em poças tranquilas ou em cursos de água adjacentes. Uma rã recém-metamorfoseada tem aproximadamente 12 mm de comprimento.

Habitat

A rã-foguete-de-los-tayos habita florestas de encosta úmidas e muito úmidas e florestas secas. Ela está restrita principalmente a habitats de riachos rochosos e cachoeiras. Ela pode ocorrer também em habitats ligeiramente degradados e modificados, incluindo jardins rurais e florestas de transição.

Distribuição

A rã-foguete-de-los-tayos é encontrada nas encostas do nordeste e contrafortes dos Andes, onde ela ocorre no Peru na região de Yurimaguas (Departamentos de Amazonas, Loreto, San Martín) em altitudes entre 325 e 810 m, e no sudeste do Equador em altitudes entre 500 e 1.550 m.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hyloxalus nexipus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Out 2016. Web. 8 Abr 2017.
  • AmphibiaWeb 2007. Hyloxalus nexipus. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Ortiz, D. A., Coloma, L. A. y Frenkel, C. 2013. Hyloxalus nexipus. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • Dendrobates.org
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group,. 2012. Hyloxalus nexipus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T55119A3024323.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.