Rã-foguete-de-boquete

Fotografia por Sebastian Moreno, CC BY-ND

Local da foto: Valle del Cauca, Colômbia

 NIKON D750 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/29.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 50
Data em que a foto foi tirada: 28/01/2018
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-boquete

Silverstoneia nubicola
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Silverstoneia
Nome Científico Silverstoneia nubicola(Dunn, 1924)
Nome Inglês Boquete Rocket Frog
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2008)

Descrição

A rã-foguete-de-boquete é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Boquete, em seu nome comum, é uma referência ao distrito de Boquete localizado no norte da província de Chiriquí, no oeste do Panamá.

A superfície dorsal da rã-foguete-de-boquete é marrom-escura, tornando-se preta ao longo dos lados. Uma linha fina de cor creme se estende da virilha até o olho e separa as áreas marrom e preta. Uma segunda linha clara se estende do lábio superior até a virilha, margeando os lados pretos por baixo. Essa última linha é mais evidente no macho por causa da sua garganta e peito pretos. A superfície ventral é amarela pálida na fêmea. O macho tem o dedo do meio da mão inchado. A superfície superior da coxa é marrom mosqueado. Uma coloração vermelha alaranjada é aparente onde o mosqueado não é extenso.

Machos da rã-foguete-de-boquete têm entre 1,5 e 2,1 cm de comprimento rostro-cloacal e as fêmeas têm entre 1,6 e 2,2 cm.

Biologia

A rã-foguete-de-boquete é uma espécie de hábitos diurnos que vive na serrapilheira da floresta. Os adultos podem ser encontrados ao longo de seções rochosas de riachos florestais.

A reprodução da rã-foguete-de-boquete ocorre durante todo o ano. Os machos vocalizam de seus territórios no chão da floresta no início da manhã e no final da tarde. A fêmea coloca seus ovos na serrapilheira no território do macho. O macho carrega os girinos recém-nascidos em seu dorso até um riacho para que eles possam completar a metamorfose.

O corpo dos girinos da rã-foguete-de-boquete tem formato oval, com uma cauda longa e nadadeira caudal muito pequena. Os girinos são marrons na parte superior e pálidos na parte inferior. Alguma pigmentação mais escura geralmente está presente.

Habitat

A rã-foguete-de-boquete habita florestas úmidas de planícies, florestas montanas e florestas submontanas. Ela ocorre entre 200 e 1.600 m de altitude.

Distribuição

A rã-foguete-de-boquete é encontrada do sudoeste da Costa Rica (em uma única localidade), no oeste e leste do Panamá até o oeste da Colômbia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Bolaños, F., Ibáñez, R., Chaves, G., Savage, J., Jaramillo, C., Fuenmayor, Q., Grant, T., Lötters, S. & Lips, K. 2008. Silverstoneia nubicola. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55121A11254911. Acessado em 25 Out 2017.
  • Wikipedia contributors. "Silverstoneia nubicola." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Ago 2017. Web. 25 Out 2017.
  • Amphibians of Panama, Smithsonian Tropical Research Institute (STRI).
  • Frost, Darrel R. 2017. Amphibian Species of the World: an online reference. Version 6 (25 Out 2017). American Museum of Natural History, New York, USA.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.