Rã-foguete-de-awa

Fotografia por Santiago Ron / FaunaWebEcuador, CC BY-NC

Local da foto: Província de Cotopaxi, Equador

 Canon EOS DIGITAL REBEL XT (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/14.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 16/08/2007
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-de-awa

Hyloxalus awa
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Hyloxalus
Nome Científico Hyloxalus awa(Coloma, 1995)
Nome Inglês Awa Rocket Frog
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2004)

Descrição

A rã-foguete-de-awa é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. O nome "awa" é uma referência ao território da tribo "Awá", nos arredores de Lita no norte do Equador.

A pele dorsal, ventral e dos flancos da rã-foguete-de-awa é lisa. O dorso é marrom avermelhado com marcas escuras difusas. Listra dorsolateral ausente. Listra lateral oblíqua geralmente ausente, mas quando presente, se estende até o olho, e às vezes é curta, comprimida ou quebrada a nível escapular. Faixa ventrolateral geralmente presente. A região pós-timpânica possui espículas brancas. A garganta é preta. O abdômen tem manchas brancas e é preto anteriormente e laranja posteriormente. A superfície anterior do braço possui uma listra marrom e a parte dorsal das pernas é marrom-escura. Os flancos são cinza-escuros. A superfície ventral das coxas é laranja. As superfícies palmar e plantar são cinza com tubérculos laranja. A íris é dourada.

O macho da rã-foguete-de-awa é ligeiramente menor e mais delgado do que a fêmea. O macho tem entre 16 e 22 mm de comprimento rostro-cloacal e a fêmea tem entre 19 e 26 mm.

Biologia

A dieta da rã-foguete-de-awa é composta quase exclusivamente de formigas.

A rã-foguete-de-awa é uma espécie diurna e terrestre, associada a corpos de água. O macho é territorial e apresenta comportamento agressivo quando compete com outros machos. O chamado do macho é um trinado de cerca de 3 a 5 segundos de duração, a uma taxa de 6 chamados por minuto.

Em laboratório, o acasalamento da rã-foguete-de-awa ocorre com frequência no início da manhã. A fêmea coloca uma ninhada de 4 a 21 ovos na serrapilheira da floresta ou na vegetação baixa. Macho e fêmea cuidam da ninhada de ovos alternadamente. Em condições naturais, o macho carrega seus girinos no dorso do local de ovoposição até riachos próximos, para que os girinos continuem o desenvolvimento.

Habitat

A rã-foguete-de-awa habita florestas tropicais úmidas submontanas, do nível do mar até 1.220 m de altitude.

Distribuição

A rã-foguete-de-awa é endêmica do Equador. Ocorre nas encostas ocidentais dos Andes e nas planícies do Pacífico no noroeste do Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Luis A. Coloma, Santiago Ron, Mario Yánez-Muñoz, Diego Cisneros-Heredia, Ana Almendáriz. 2004. Hyloxalus awa. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T55049A11245820. Acessado em 14 Jul 2018.
  • Frost, Darrel R. 2018. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0 (14 Jul 2018). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • Coloma, L. A., Ortiz, D. A., Frenkel, C. y Pazmiño-Armijos, G. 2018. Hyloxalus awa En: Ron, S. R., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A. Ortiz, D. A. (Eds). Anfibios del Ecuador. Version 2018.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Acessado em 14 Jul 2018.
  • Wikipedia contributors. "Hyloxalus awa." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 29 Mar 2018. Web. 14 Jul 2018.
  • DendroWiki.org

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.