Rã-foguete-da-floresta-tropical

Fotografia por Loïc Denès, CC BY-NC-SA

Local da foto: Costa Rica

 ILCA-77M2 (SONY)
Distância Focal: 30mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 04/12/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-foguete-da-floresta-tropical

Silverstoneia flotator
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Dendrobatidae
Gênero Silverstoneia
Nome Científico Silverstoneia flotator(Dunn, 1931)
Nome Inglês Rainforest Rocket Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2015)

Descrição

A rã-foguete-da-floresta-tropical é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae.

A superfície dorsal da rã-foguete-da-floresta-tropical é marrom-escura, escurecendo para preta ao longo dos lados do corpo. A coloração dorsal e lateral é separada por uma listra clara e fina que pode ser completa ou parcial. A listra se estende da virilha até o olho. A superfície superior dos braços e pernas geralmente é alaranjada. Os braços e as pernas não têm faixas. A superfície ventral é branca. A superfície posterior da coxa é alaranjada, limitada acima por uma linha escura. O macho tem a garganta cinza pálida e a fêmea tem a garganta branca.

A rã-foguete-da-floresta-tropical é uma espécie muito pequena. O macho pode crescer até 1,7 cm de comprimento e a fêmea até 1,8 cm de comprimento. O macho maduro tem o dedo médio inchado.

Biologia

A rã-foguete-da-floresta-tropical é uma espécie diurna e terrestre, geralmente encontrada na serrapilheira de florestas. Sua dieta é composta de uma variedade de pequenos artrópodes, incluindo um grande número de larvas de insetos.

Os machos da rã-foguete-da-floresta-tropical são territoriais e lutam uns com os outros para defender seus territórios. Na época de reprodução os machos vocalizam da serrapilheira durante as primeiras e últimas partes do dia.

A fêmea da rã-foguete-da-floresta-tropical coloca seus ovos na serrapilheira do território de um macho. Quando os ovos eclodem, o macho transporta os girinos em seu dorso para riachos próximos para que os girinos continuem o desenvolvimento. O corpo do girino tem formato oval, uma cauda relativamente longa e nadadeiras de cauda baixas. O corpo e a cauda são marrom-escuros, com alguma pigmentação mais escura na cauda. A superfície ventral é pálida. O girino pode orientar sua grande boca dorsalmente para se alimentar de partículas presas na película da superfície da água.

Habitat

A rã-foguete-da-floresta-tropical habita a serrapilheira de florestas de planícies úmidas de até 865 m de altitude. Ela pode ser encontrada em florestas secundárias e plantações. Os adultos são encontrados com frequência ao longo de seções rochosas de riachos de florestas.

Distribuição

A rã-foguete-da-floresta-tropical ocorre nas planícies úmidas da encosta atlântica da Costa Rica até o centro-leste do Panamá, e na encosta do Pacífico no sudoeste da Costa Rica até o centro-oeste do Panamá.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group 2015. Silverstoneia flotator. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T55082A54343502. Acessado em 26 Mar 2019.
  • Wikipedia contributors. "Silverstoneia flotator." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 11 Mar 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • Amphibians of Panama, Smithsonian Tropical Research Institute (STRI).

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.