Rã-dourada-do-panamá

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Província de Coclé, Panamá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rã-dourada-do-panamá

Atelopus zeteki
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Bufonidae
Gênero Atelopus
Nome Científico Atelopus zetekiDunn, 1933
Nome Inglês Panamanian Golden Frog, Zetek's Golden Frog, Cerro Campana Stubfoot Toad
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2010)

Descrição

A rã-dourada-do-panamá é um anfíbio da familia Bufonidae e, apesar do seu nome comum, ela não é uma rã, mas sim um sapo verdadeiro. Ela é conhecida também como rã-dourada-de-zeteki e sapo-arlequim-de-cerro-campana.

A rã-dourada-do-panamá é um pequeno anfíbio brilhantemente colorido com manchas pretas distintas na parte superior e nos lados do seu corpo, bem como em seus membros. A coloração desse distinto anfíbio pode variar entre a dourada, amarelo-clara, amarela viva e verde-amarelo, e alguns indivíduos não têm as características manchas escuras. A cabeça é longa com um focinho saliente e pontudo, e os olhos têm pupilas elípticas. O corpo da rã-dourada-do-panamá é delgado e a pele na parte superior do corpo tem minúsculos espinhos na superfície. Esta espécie tem braços e pernas alongados e dedos longos e estreitos. O primeiro e segundo dedo do macho são palmados. Ambos os sexos são semelhantes na coloração, embora possam ser distinguidos pelo tamanho: os machos são menores do que as fêmeas. O macho também tem áreas visíveis marrom-escuras em seus primeiros dedos durante a época de reprodução, que são conhecidas como "almofadas nupciais" e são usadas para segurar a fêmea durante o acasalamento.

O tamanho da rã-dourada-do-panamá pode variar muito entre os habitats, com os indivíduos encontrados em florestas secas normalmente sendo menores do que aqueles em florestas úmidas. O macho tem entre 3,5 e 4,8 cm de comprimento e pesa entre 3 e 12 g. A fêmea tem entre 4,5 e 6,3 cm de comprimento e pesa entre 4 e 15 g.

Biologia

A dieta da rã-dourada-do-panamá é composta principalmente por uma mistura variada de pequenos invertebrados. Para se proteger de predadores, esta espécie secreta um veneno de sua pele, que pode afetar o funcionamento das células nervosas se for ingerido. É a espécie mais tóxica do gênero Atelopus

No fim da estação das chuvas e início da estação da seca, entre novembro e janeiro, a fêmea da rã-dourada-do-panamá se desloca para áreas próximas de córregos para reproduzir. O macho geralmente é residente em torno do córrego, estabelecendo um território e defendendo-o de outros machos. Depois do acasalamento, a fêmea deposita em uma sequência única cerca de 370 ovos de coloração creme na água. Depois de 9 dias os ovos eclodem e as larvas começam o desenvolvimento. Uma área adesiva na parte inferior do corpo garante que a larva permaneça anexada ao substrato impedindo que ela seja carregada pela água.

A maior ameaça para a rã-dourada-do-panamá é a quitridiomicose, uma doença fúngica infecciosa que tem sido responsável pelo declínio de muitas outras espécies do gênero Atelopus. Acredita-se que a propagação dessa doença seja por causa do aumento das temperaturas causadas pelo aquecimento global. A perda de habitat e a captura de espécimes para o comércio de animais de estimação também são fatores que contribuem para a diminuição da população da espécie.

Habitat

A rã-dourada-do-panamá habita florestas tropicais de altitude em áreas úmidas, onde geralmente é encontrada em torno das margens de córregos e cachoeiras em grandes pedras cobertas de musgo, bem como em áreas secas, onde ela vive no chão da floresta. Ela é capaz de escalar árvores e pode ser encontrada até três metros do solo. É encontrada em elevações entre 335 e 1.315 m.

Distribuição

A rã-dourada-do-panamá é uma espécie endêmica do Panamá, onde ocorre a leste da Serra de Tabasará, na Província de Coclé.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Panamanian Golden Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 29 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Panamanian Golden Frog fact file on ARKive.
  • Karen Lips, Frank Solís, Roberto Ibáñez, César Jaramillo, Querube Fuenmayor. 2010. Atelopus zeteki. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T54563A11151286.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.