Perereca-planadora

Fotografia por Christian Sanchez, CC BY-NC

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/4s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 09/09/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-planadora

Agalychnis spurrelli
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Agalychnis
Nome Científico Agalychnis spurrelliBoulenger, 1913
Nome Inglês Gliding Tree Frog, Gliding Leaf Frog, Spurrell's Leaf Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A perereca-planadora, conhecida também como rã-folha-de-spurrell, é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A perereca-planadora tem uma cabeça larga e olhos grandes, com pálpebras inferiores reticuladas. O corpo é delgado com pele lisa na superfície dorsal e membros, e pele granular na parte ventral. Os membros são delgados e os dedos das mãos e dos pés têm discos adesivos. Os dedos também têm membranas interdigitais. A cor da superfície dorsal da perereca-planadora muda ao anoitecer, da verde pálida para verde-escura. As partes inferiores têm uma coloração creme ou alaranjada. Machos adultos têm almofadas nupciais marrons na base do polegar, bem como fendas vocais curtas emparelhadas e um saco vocal subangular mediano simples ligeiramente distensível.

A perereca-planadora tem um comprimento rostro-cloacal que varia entre 48 e 56 mm para machos e entre 60 e 72 mm para fêmeas.

Biologia

A perereca-planadora é uma espécie noturna e arborícola que vive na copa das árvores, com um método de locomoção incomum. Ela se locomove pela copa das árvores escalando galhos e ramos usando uma forma de locomoção mão-sobre-mão. Ela também plana enquanto pula/salta, estendendo suas mãos e pés enquanto as extensas membranas interdigitais atuam como um paraquedas. Ela pode manter um ângulo de descida de até 45° por alguma distância.

A dieta da perereca-planadora consiste principalmente de grilos, aranhas e formigas.

O pico de reprodução da perereca-planadora ocorre na estação chuvosa, geralmente de maio a outubro. A fêmea coloca seus ovos em pequenos aglomerados na parte superior das folhas que pendem sobre poças temporárias e cavidades cheias de água em troncos, principalmente a uma altura entre 1,5 e 3,0 m acima da água. A ninhada varia de 14 a 67 ovos.

Os ovos da perereca-planadora eclodem em aproximadamente 6 dias após a ovoposição e os girinos caem na água abaixo. Os predadores comuns dos ovos dessa espécie incluem as ninfas de libélulas, besouros da família Dytiscidae e insetos aquáticos da ordem Hemiptera. Serpentes arborícolas predam pererecas adultas.

Habitat

A perereca-planadora habita florestas tropicais e subtropicais úmidas de planícies e pântanos de água doce intermitentes.

Distribuição

A perereca-planadora é encontrada no sudeste e sudoeste da Costa Rica, Panamá, planícies do Pacífico da Colômbia, e noroeste do Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Gliding Tree Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Nov. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2010. Agalychnis spurrelli: Gliding Leaf Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Ron, S. R., Read, M. y Pazmiño-Armijos, G. 2011. Agalychnis spurrelli. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
  • Jungfer, K., Bolívar, W., Kubicki, B., Bolaños, F., Chaves, G., Solís, F., Ibáñez, R., Savage, J., Jaramillo, C. & Fuenmayor, Q. 2008. Agalychnis spurrelli. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55295A11276251.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.