Perereca-palhaço-variável

Fotografia por Robby Deans, CC BY-NC

Local da foto: Província de Orellana, Equador

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-palhaço-variável

Dendropsophus triangulum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Dendropsophus
Nome Científico Dendropsophus triangulum(Günther, 1869)
Nome Inglês Variable Clown Tree Frog, Triangle Tree Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A perereca-palhaço-variável, conhecida também como perereca-triangular, é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A perereca-palhaço-variável tem um focinho curto, cabeça pequena, discos dos dedos expandidos e membrana axilar que atinge o braço até o cotovelo. Possui membrana basal nos dedos das mãos, membranas nos dedos dos pés, tubérculo palmar único e manchas peitorais moderadas. A pele dorsal é lisa e ventralmente é granular. A coloração dorsal é branca ou amarela brilhante com uma marca distinta com formato de ampulheta no dorso, mas em alguns espécimes, apenas metade da ampulheta está presente. Em alguns indivíduos, essa marca distinta é reduzida a um triângulo isósceles na nuca ou a uma banda longitudinal da cabeça até metade do comprimento do corpo. Apresenta variação branca ou amarela brilhante entre as longas bandas ovoides e manchas arredondadas na superfície dorsal dos membros (uma a duas no antebraço e uma a três na perna). Alguns indivíduos apresentam um padrão de cor reticulado. A superfície ventral e membranas têm uma coloração laranja pálida ou laranja amarelada. A íris é bronze a bronze alaranjada. À noite, a superfície ventral dos membros, a superfície anterior e posterior das coxas e membranas são laranja amareladas; estas superfícies têm coloração laranja pálida durante o dia. O saco vocal é laranja amarelado, o ventre tem uma coloração que varia da branca cremosa a laranja amarelada.

Os machos da perereca-palhaço-variável têm entre 2,8 e 3,4 cm de comprimento rostro-cloacal. As fêmeas têm entre 3,7 e 4,1 cm de comprimento rostro-cloacal.

Biologia

A perereca-palhaço-variável é uma espécie noturna.

A reprodução ocorre em corpos de água temporários. Os ovos são colocados fora da água, em folhas logo acima da água. Quando os girinos eclodem, caem na água e continuam o seu desenvolvimento, vivendo ao longo do fundo do sistema aquático.

Habitat

A perereca-palhaço-variável habita florestas tropicais primárias e secundárias, mas é mais comum ao redor de poças temporárias em clareiras perto de florestas.

Distribuição

A perereca-palhaço-variável é encontrada na Bacia Amazônica na Colômbia, Equador, Peru, noroeste da Bolívia e no Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Azevedo-Ramos, C., Coloma, L.A., Ron, S.R. & Acosta-Galvis, A. 2008. Dendropsophus triangulum. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55679A11337771. Acessado em 10 Dez 2017.
  • Ron, S. R. y Read, M. 2017. Dendropsophus triangulum En: Ron, S. R., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A. Ortiz, D. A. (Eds). Anfibios del Ecuador. Version 2018.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Acessado em 10 Dez 2017.
  • Caminer MA, Milá B, Jansen M, Fouquet A, Venegas PJ, et al. (2017) Correction: Systematics of the Dendropsophus leucophyllatus species complex (Anura: Hylidae): Cryptic diversity and the description of two new species. PLOS ONE 12(4): e0176902. Pags. 25 and 27.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.