Perereca-de-vidro-fantasma

Fotografia por Steven Easley, CC BY-NC

Local da foto: Província de Limón, Costa Rica

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-vidro-fantasma

Sachatamia ilex
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Centrolenidae
Gênero Sachatamia
Nome Científico Sachatamia ilex(Savage, 1967)
Sinônimo(s) Centrolene ilex
Nome Inglês Ghost Glass Frog, Limon Giant Glass Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A perereca-de-vidro-fantasma, conhecida também como perereca-de-vidro-gigante-limão, é uma espécie de anfíbio da família Centrolenidae.

A perereca-de-vidro-fantasma tem uma coloração de corpo verde folha profundo, com a garganta e ventre brancos ou verde-claros e uma distinta listra branca labial. Ocasionalmente, pontos brancos dispersos estão presentes na região dorsal. As mãos e pés são amarelados. Os ossos são verde-escuros, uma característica compartilhada com outras espécies da família Centrolenidae e espécies do gênero Trachycephalus. Os olhos são cor de prata com linhas radiais pretas e estão posicionados na parte superior da grande cabeça semicircular. As pupilas são horizontalmente elípticas. As narinas são proeminentes e situadas em uma saliência ligeiramente elevada em sua cabeça. O tímpano é redondo e não é distinto.

A perereca-de-vidro-fantasma é uma espécie de perereca-de-vidro de tamanho médio e a maior perereca-de-vidro da América Central, atingindo até 3,7 cm de comprimento.

Biologia

A perereca-de-vidro-fantasma é uma espécie noturna e arborícola, e não é comum. Durante o dia, ela dorme na superfície superior de folhas expostas. Ela é capaz de variar a intensidade da sua coloração verde para se misturar ao substrato do qual ela está descansando. Como outras pererecas, esta espécie é um predador quando adulta. Sua dieta é composta principalmente de invertebrados.

Os machos da perereca-de-vidro-fantasma vocalizam da parte superior das folhas, geralmente com a cabeça virada para a ponta da folha. A vocalização consiste de um único "clique" agudo, repetido após intervalos de vários minutos. A fêmea deposita ovos pretos na superfície superior das folhas que pendem sobre córregos, e o desenvolvimento larval ocorre nesses córregos.

Habitat

A perereca-de-vidro-fantasma habita planícies úmidas e florestas de montanha primárias e secundárias. Geralmente é encontrada em arbustos e árvores ao longo de córregos da floresta.

Distribuição

A perereca-de-vidro-fantasma ocorre do sul da Nicarágua e norte da Costa Rica até oeste do Panamá, oeste da Colômbia (departamentos de Valle del Cauca e Chocó) e noroeste do Equador (província de Esmeraldas e Pichincha). Ocorre também na região central da Costa Rica.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Centrolene ilex." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Jul 2013. Web. 8 Abr 2017.
  • AmphibiaWeb 2009. Sachatamia ilex: Ghost Glass Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Solís, F., Ibáñez, R., Chaves, G., Savage, J., Jaramillo, C., Fuenmayor, Q., Castro, F., Grant, T., Wild, E., Kubicki, B. & Köhler, G. 2010. Sachatamia ilex. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T54920A11224601. Acessado em 23 Fev 2019.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.