Perereca-de-vidro-espinhosa

Fotografia por Alex Figueroa, CC BY-NC-SA

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/22.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s
Data em que a foto foi tirada: 25/05/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-vidro-espinhosa

Teratohyla spinosa
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Centrolenidae
Gênero Teratohyla
Nome Científico Teratohyla spinosa(Taylor, 1949)
Sinônimo(s) Cochranella spinosa
Nome Inglês Spiny Cochran Frog, Spiny Cochran Glass Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A perereca-de-vidro-espinhosa é uma espécie de perereca-de-vidro da família Centrolenidae.

A perereca-de-vidro-espinhosa é uma pequena espécie de perereca-de-vidro que tem uma coloração dorsal uniformemente verde sem manchas ou marcas, com pigmentação branca na parte inferior das pernas. A superfície ventral é transparente e todos os órgãos são visíveis. Esta espécie tem ossos verde-escuros e coração branco. A perereca-de-vidro-espinhosa tem uma cabeça grande, olhos grandes e salientes. A íris é cinza/marfim com um retículo preto. Seu corpo tem formato pequeno e delgado, e a pele dorsal tem uma textura granular. Machos adultos têm um espinho na base do polegar.

Os machos da perereca-de-vidro-espinhosa têm entre 18 e 20 mm de comprimento. As fêmeas têm entre 20 e 23 mm de comprimento.

Biologia

A perereca-de-vidro-espinhosa é uma espécie noturna e arborícola. Durante toda a estação úmida, que vai de maio a outubro, os machos vocalizam da vegetação baixa ao redor de pequenos riachos.

A fêmea da perereca-de-vidro-espinhosa coloca entre 18 e 25 ovos na parte inferior das folhas em uma única camada gelatinosa. Os ovos têm cerca de 5 a 7 mm de diâmetro. Os girinos têm um corpo alongado estreito com uma cauda longa e fina. A coloração é marrom, mas podem ocorrer girinos vermelhos ou rosa devido à grande concentração de hemoglobina no sangue. Os girinos da família Centrolenidae são fossoriais, vivendo em ambientes de baixo oxigênio sob a lama e folhas no fundo de córregos.

Habitat

A perereca-de-vidro-espinhosa habita florestas de planícies úmidas em altitudes de até 800 m. É encontrada ao longo de córregos na vegetação baixa.

Distribuição

A perereca-de-vidro-espinhosa é encontrada do leste de Honduras, pela Costa Rica, até o leste do Panamá, e pelas planícies do oeste da Colômbia ao sul até o Rio Palenque no Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Teratohyla spinosa." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 07 Nov 2016. Web. 06 Abr 2017.
  • AmphibiaWeb 2010. Teratohyla spinosa. University of California, Berkeley, CA, USA. Acessado em 30 Mai 2019.
  • Amphibians of Panama, Smithsonian Tropical Research Institute (STRI).
  • Coloma, L.A., Ron, S.R., Wild, E., Cisneros-Heredia, D., Solís, F., Ibáñez, R., Jaramillo, C., Chaves, G., Savage, J., Cruz, G., Wilson, L.D., Köhler, G., Kubicki, B., Berlin, E. & Sunyer, J. 2010. Teratohyla spinosa. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T54996A11227658. Acessado em 30 Mai 2019.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.