Perereca-de-vidro-esmeralda

Fotografia por Alex Figueroa, CC BY-NC-SA

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/22.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s
Data em que a foto foi tirada: 24/05/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-vidro-esmeralda

Espadarana prosoblepon
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Centrolenidae
Gênero Espadarana
Nome Científico Espadarana prosoblepon(Boettger, 1892)
Sinônimo(s) Centrolene prosoblepon
Nome Inglês Emerald Glass Frog, Nicaragua Giant Glass Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A perereca-de-vidro-esmeralda, conhecida também como perereca-de-vidro-gigante-da-nicarágua, é uma espécie de anfíbio da família Centrolenidae.

O corpo da perereca-de-vidro-esmeralda é translúcido, o que lhe dá o seu nome comum. A pele translúcida permite ver os órgãos internos do animal, tais como o coração batendo, o estômago, o intestino e os vasos sanguíneos. Os ossos são verdes devido à presença de biliverdina e também são visíveis através da pele ventral. A superfície dorsal do corpo tem uma cor verde-esmeralda, geralmente com flocos pretos. Alguns espécimes têm falsos ocelos, que são pontos claros irregulares cercados por uma borda escura mal definida, formando um padrão reticulado.A cabeça é larga e o focinho é truncado, e parece circular quando vista de cima. Os olhos são grandes e salientes com uma pupila horizontal elíptica. A íris tem uma cor cinza/prata e uma reticulação escura e fina.

O macho da perereca-de-vidro-esmeralda tem entre 21 e 28 mm de comprimento, e a fêmea, entre 25 e 31 mm de comprimento.

Biologia

A perereca-de-vidro-esmeralda é uma espécie arborícola e noturna. Como outras pererecas, esta espécie é predadora quando adulta. Sua dieta é composta principalmente de invertebrados.

O comportamento violento entre machos raramente é visto, apesar de sua territorialidade durante a época de acasalamento. Os machos são muito territoriais, e se um macho invade o território de outro, os dois lutam com seus braços enquanto pendurados de cabeça para baixo, agarrando-se na vegetação com suas pernas. A luta pode durar até 30 minutos, terminando quando um dos machos cai ou quando há sinais de submissão de um deles.

A perereca-de-vidro-esmeralda tem um sistema de acasalamento em que machos e fêmeas podem ter mais de um parceiro durante toda a temporada de acasalamento. A época de acasalamento começa em maio e termina em setembro. O macho usa os seus chamados para atrair fêmeas para o seu território, que é uma folha suspensa sobre um córrego. Quando uma fêmea disposta se aproxima, o macho inicia o amplexo saltando sobre as costas da fêmea.

A fêmea da perereca-de-vidro-esmeralda coloca seus ovos na superfície superior de folhas, em rochas cobertas de musgo ou galhos, de 0 a 3 m acima da água. A ninhada de ovos tem cerca de 20 ovos pretos, com uma média de 9 a 11 mm de diâmetro cada um. Os ovos têm embriões pretos que se desenvolvem em 8 a 20 dias. Imediatamente após a eclosão, os embriões ainda são pretos e têm em média, 12 mm de comprimento. Após a eclosão os girinos caem no córrego abaixo. Na natureza, a perereca-de-vidro-esmeralda geralmente pode viver de 4 a 5 anos.

Habitat

A perereca-de-vidro-esmeralda é encontrada na vegetação úmida de florestas tropicais, ao longo de rios e córregos, em altitudes que vão desde o nível do mar até 2.000 m.

Distribuição

A perereca-de-vidro-esmeralda é encontrada do leste de Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, ao sul até as encostas do Pacífico da Colômbia e Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • McArdle, C. 2014. "Centrolene prosoblepon" (On-line), Animal Diversity Web.
  • AmphibiaWeb 2011. Espadarana prosoblepon: Emerald Glass Frog. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Kubicki, B., Bolaños, F., Chaves, G., Solís, F., Ibáñez, R., Coloma, L.A., Ron, S.R., Wild, E., Cisneros-Heredia, D.F. & Renjifo, J. 2010. Espadarana prosoblepon. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T54934A11228804.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.