Perereca-de-rabb

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Jardim Botânico de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-rabb

Ecnomiohyla rabborum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Ecnomiohyla
Nome Científico Ecnomiohyla rabborumMendelson, Savage, Griffith, Ross, Kubicki & Gagliardo, 2008
Nome Inglês Rabb's Fringe-limbed Tree Frog
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2009)

Descrição

A perereca-de-rabb é uma espécie de anfíbio da família Hylidae, descoberta em 2005 e descrita como uma nova espécie em 2008, mas a chegada de uma doença fúngica na única população conhecida pode ter levado a espécie à extinção na natureza.

A pele da perereca-de-rabb é granular na textura e predominantemente marrom, mosqueada com cores mais claras. A parte inferior é branca com manchas de cor marrom irregulares, enquanto o queixo e a parte superior do peito são de cor marrom. A cabeça é mais larga do que o corpo, com um focinho relativamente longo. O topo da cabeça é relativamente plano e os olhos são castanhos. Esta espécie possui grandes discos nas extremidades dos dedos. Notavelmente, a perereca-de-rabb tem a capacidade de mudar a cor da sua pele, produzindo várias manchas verdes nas partes superiores, flancos e pálpebras.

A perereca-de-rabb é um anfíbio relativamente grande. Os machos têm entre 6,2 e 9,7 cm de comprimento, e as fêmeas, entre 6,1 e 10 cm.

Biologia

Vivendo na copa das árvores, a perereca-de-rabb apresenta um comportamento notável quando se sente ameaçada, pulando da copa das árvores e usando seus membros estendidos e suas grandes mãos e pés palmados para planar no ar. Já foram observados espécimes saltando de alturas de até nove metros e "pousando" com segurança no chão. Esta espécie é ativa à noite e, provavelmente, se alimenta de uma variedade de insetos, como grilos e baratas.

Os machos da perereca-de-rabb parecem ser territoriais, produzindo chamados para defenderem buracos de árvores cheios de água, onde ocorre a reprodução. Além de defenderem o buraco da árvore, os chamados dos machos podem servir para atrair fêmeas para o local, e várias fêmeas podem colocar ovos no buraco ao longo do ano. Os ovos são depositados logo acima da linha da água, na casca ou madeira exposta, com o tamanho da ninhada estimado entre 60 e 200 ovos.

Depois de colocar os ovos, a fêmea da perereca-de-rabb vai embora, mas o macho permanece no buraco e protege os ovos e os girinos. Em uma forma extrema de cuidado parental, o macho pode até permitir que os girinos se alimentem de sua pele, onde os girinos aparentemente raspam pequenos flocos que o macho libera quando fica parcialmente submerso na água.

Habitat

A perereca-de-rabb habita florestas montanhosas de nuvem, em altitudes entre 900 e 1.200 m. Ela é encontrada com mais frequência em florestas primárias, mas também pode ocorrer em florestas secundárias.

Distribuição

A perereca-de-rabb é encontrada nas montanhas nas imediações da cidade de El Valle de Antón, nas províncias de Coclé e de Panamá, região central do Panamá. Sua ocorrência tem uma área de menos de 100 km².

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ecnomiohyla rabborum." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 1 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Rabb's Fringe-Limbed Tree Frog fact file on ARKive.
  • Mendelson, J.R. & Angulo, A. 2009. Ecnomiohyla rabborum. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T158613A5241303.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.