Perereca-de-olhos-vermelhos

Fotografia por Danel Solabarrieta, CC BY-SA

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D90 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/9.5  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 15/10/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-olhos-vermelhos

Agalychnis callidryas
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Agalychnis
Nome Científico Agalychnis callidryas(Cope, 1862)
Sinônimo(s) Phyllomedusa callidryas
Nome Inglês Red-eyed Tree Frog, Red-eyed Leaf Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A perereca-de-olhos-vermelhos é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A coloração dorsal da perereca-de-olhos-vermelhos geralmente é verde brilhante, algumas vezes com tons de amarelo ou azul. De acordo com o seu humor, esta espécie pode mudar sua cor para verde-escura ou marrom-avermelhada. O ventre e a garganta são brancos e os lados são azuis com bordas brancas e faixas verticais brancas. As mãos e pés são vermelhos ou laranja e os dedos têm discos adesivos especialmente desenvolvidos, que lhes permitem escalar superfícies verticais.

Os machos da perereca-de-olhos-vermelhos geralmente são menores do que as fêmeas - os machos podem atingir cerca de 5 cm de comprimento quando adultos, e as fêmeas podem atingir até 7,6 cm de comprimento.

Biologia

A perereca-de-olhos-vermelhos é conhecida principalmente pelos seus enormes olhos vermelhos. Alguns acreditam que os grandes olhos vermelhos e brilhantes desta perereca são uma estratégia de defesa chamada de coloração de sobressalto. A perereca-de-olhos-vermelhos é noturna e descansa durante o dia. Se um predador se aproxima para tentar atacá-la, ela desperta e seus olhos se abrem repentinamente. O brilho repentino de seus olhos vermelhos pode assustar o predador o suficiente para dar a perereca apenas alguns segundos necessários para ela fugir.

A perereca-de-olhos-vermelhos é carnívora e se alimenta principalmente à noite. Sua coloração verde lhe permite ficar escondida entre as folhas das árvores, esperando por insetos ou outros pequenos animais. Sua dieta é composta de grilos, mariposas, moscas, gafanhotos, e algumas vezes até rãs menores. Esta espécie é uma excelente escaladora e nada muito bem.

A perereca-de-olhos-vermelhos geralmente reproduz na época das chuvas. Enquanto a maioria das espécies de anuros depositam seus ovos diretamente na água, a perereca-de-olhos-vermelhos coloca seus ovos na parte debaixo das folhas que pendem sobre os corpos de água. Os ovos se desenvolvem em pequenos girinos, que eclodem após seis ou sete dias e caem na água abaixo. Os girinos são predados por libélulas, peixes e insetos aquáticos. Os jovens amadurecem depois de dois anos e começam o acasalamento com 3 ou 4 anos de idade. Esta espécie pode viver até cinco anos em cativeiro.

Habitat

A perereca-de-olhos-vermelhos habita áreas de florestas tropicais, onde geralmente são encontradas em florestas de várzea e montanhas ao redor, particularmente em áreas próximas de rios.

Distribuição

A perereca-de-olhos-vermelhos é encontrada do sul do México, pela América Central, até o norte da Colômbia. Ela ocorre no México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Agalychnis callidryas." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Rainforest Alliance.
  • Solís, F., Ibáñez, R., Santos-Barrera, G., Jungfer, K., Renjifo, J. & Bolaños, F. 2008. Agalychnis callidryas. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T55290A11274916.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.