Perereca-de-olhos-laranja

Fotografia por Alexandre Roux, CC BY-NC-SA

Local da foto: Austrália

 NIKON D3200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 90mm  •  Abertura: f/20.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 03/02/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-olhos-laranja

Ranoidea chloris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Ranoidea
Nome Científico Ranoidea chloris(Boulenger, 1892)
Nome Inglês Orange-eyed Tree Frog, Red-eyed Green Tree Frog, Southern Orange-eyed Tree Frog, Australian Red-eyed Tree Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

A perereca-de-olhos-laranja, conhecida também como perereca-de-olhos-vermelhos-australiana e perereca-verde-de-olhos-vermelhos, é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A perereca-de-olhos-laranja tem uma coloração dorsal verde brilhante uniforme, ocasionalmente com manchas amarelas e amarelo brilhante na superfície ventral. A parte da frente dos braços e pernas são de cor verde, enquanto a parte inferior é amarela ou branca. A cor das coxas pode variar do azul/púrpura ao azul/preto nos adultos. A íris é laranja avermelhada com uma pupila horizontal. O tímpano é visível. Essa perereca tem um corpo típico dos membros da família Hylidae, com membros longos, finos e mãos e pés palmados com grandes discos nos dedos. Os girinos geralmente tem uma coloração cinza ou marrom e podem ter pigmento dourado ao longo das laterais do corpo.

Os machos da perereca-de-olhos-laranja têm entre 5,4 e 6,2 cm de comprimento do focinho até a cloaca. As fêmeas são maiores e têm entre 5,8 e 6,8 cm de comprimento do focinho até a cloaca.

Biologia

A perereca-de-olhos-laranja passa a maior parte do seu tempo no dossel da floresta, portanto, não se sabe muito sobre o seu comportamento. Essa espécie geralmente é encontrada somente depois de chuvas fortes quando o comportamento reprodutivo foi observado.

Não se sabe muito também sobre os seus hábitos alimentares, pois a perereca-de-olhos-laranja vive em locais inacessíveis durante a maior parte do ano. No entanto, é considerada uma espécie insetívora como outras pererecas que foram estudadas mais intensamente.

Os machos da perereca-de-olhos-laranja vocalizam de outubro a fevereiro durante e após chuvas muito fortes. Sua vocalização é uma série de longos "aaa-rks" terminando com um trinado suave ou um piar. A vocalização e o amplexo ocorrem em poças temporárias rasas. Os ovos podem ser colocados em aglomerados ou individualmente entrelaçados na vegetação. Em cativeiro, a perereca-de-olhos-laranja foi observada colocando 5 ninhadas em uma temporada, com até 500 ovos por ninhada. As larvas podem atingir no máximo 7,4 cm de comprimento e têm uma coloração marrom. Em aproximadamente 41 dias, a uma temperatura de 27°C, os girinos chegam a metamorfose.

Habitat

A perereca-de-olhos-laranja habita florestas tropicais e áreas com vegetação esclerófila úmida. Ela também pode ser encontrada em savanas inundadas, perto de rios e em áreas de vegetação em crescimento.

Distribuição

A perereca-de-olhos-laranja é uma espécie endêmica da Austrália e tem uma distribuição dispersa ao longo da costa de Queensland e Nova Gales do Sul, de Prosperine no norte, até o centro-leste de Nova Gales do Sul.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Litoria chloris." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar 2017. Web. 07 Abr 2017.
  • Periat, J. 2000. "Litoria chloris" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Frost, Darrel R. 2019. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0 (21 Jan 2019). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • Jean-Marc Hero, Ed Meyer, John Clarke. 2004. Litoria chloris. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T41083A10385326.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.