Perereca-de-olhos-dourados-de-veias

Fotografia por Brian Gratwicke, CC BY

Local da foto: Gamboa, Panamá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-olhos-dourados-de-veias

Trachycephalus typhonius
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Trachycephalus
Nome Científico Trachycephalus typhonius(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Veined Tree Frog, Common Milk Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A perereca-de-olhos-dourados-de-veias, conhecida também como rã-de-leite-comum, é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A perereca-de-olhos-dourados-de-veias tem um corpo robusto. A pele dorsal é espessa e granular, com a maior concentração de glândulas perto do dorso e lados da cabeça. A textura da pele dorsal é fortemente tuberculada em juvenis e pode ser tuberculada ou lisa em adultos. Os dedos são curtos, robustos, têm discos grandes expandidos e são moderadamente palmados. Os machos têm sacos vocais expansíveis, um em cada lado da cabeça atrás do ângulo da mandíbula. Os machos também têm uma almofada nupcial sem espinhos na base do polegar. O tímpano é distinto e grande, e tem um diâmetro de 50 a 80% dos olhos. Os ossos são verdes, como em outras pererecas do gênero Trachycephalus.

Dorsalmente, a perereca-de-olhos-dourados-de-veias é marrom amarelada, marrom avermelhada ou cinza pálida na cor. A cor da superfície ventral pode variar da marrom-clara a creme. Os adultos geralmente têm uma grande marca com uma coloração que varia do verde-oliva escuro ao marrom e que abrange quase toda a superfície dorsal. Ocasionalmente manchas claras estão presentes no dorso, interrompidas por faixas transversais da cor do corpo. Os membros tendem a ter faixas escuras transversais na superfície superior, mas alguns indivíduos não têm essas faixas. A íris é bronze dourada com manchas minúsculas de preto.

Os machos da perereca-de-olhos-dourados-de-veias têm entre 7 e 10 cm de comprimento e as fêmeas têm entre 9 e 11 cm de comprimento rostro-cloacal.

Biologia

A perereca-de-olhos-dourados-de-veias é uma espécie noturna e arborícola, encontrada geralmente em galhos de árvores e na vegetação ao forragear à noite. Ela se abriga em bromélias, buracos de árvores, sob casca de árvores, bainhas de helicônias e de folhas de bananeiras durante a estação seca. Durante a estação chuvosa, que também é a época de reprodução, ela é encontrada perto de lagoas temporárias.

Os machos da perereca-de-olhos-dourados-de-veias vocalizam de locais de reprodução, enquanto flutuam na água rasa e inflam seus sacos vocais. A reprodução é explosiva depois de fortes chuvas. Após o amplexo, que ocorre na água, a fêmea coloca os ovos como uma película na superfície da água, e a película cobre uma área de 1,5 m². Os ovos, que têm um diâmetro de 3,5 mm, eclodem depois de um dia em girinos com um comprimento de 3,8 a 4,4 mm. O período de metamorfose é de 37 a 47 dias. Alguns aspectos da coloração larval são retidos inicialmente, como por exemplo, uma faixa escura na perna e ossos verdes, mas são rapidamente perdidos em poucos dias e substituídos pela coloração completa de adulto.

Os girinos da perereca-de-olhos-dourados-de-veias têm brânquias muito grandes, provavelmente uma adaptação para viver em água morna com baixo nível de oxigênio. Os girinos se alimentam raspando superfícies debaixo da água, consumindo algas planctônicas.

Os adultos dessa espécie têm glândulas granulares na pele. Essas glândulas podem secretar uma grande quantidade de muco pegajoso branco, volátil, alcalino, venenoso e insolúvel na água, quando o animal é manipulado. As glândulas ao longo dos lados do pescoço parecem normais durante a estação chuvosa, mas na estação seca elas se tornam muito dilatadas e podem cobrir a maior parte do tímpano. O muco causa reações severas, desde irritação, inchaço e dor até cegueira temporária se a secreção atingir os olhos ou qualquer membrana mucosa. O muco afasta predadores e também é pegajoso e insolúvel na água, por isso essa perereca pode usá-lo para combater a dessecação durante a estação seca, reduzindo a perda de água pela pele. Alguns indivíduos podem até mesmo forrar buracos de árvores com a secreção para ajudar a manter o local úmido, como é o caso de membros sul-americanos desse gênero.

Habitat

A perereca-de-olhos-dourados-de-veias ocorre em vários tipos de habitats, desde savanas e outros habitats abertos até florestas tropicais e subtropicais secas e úmidas. Ela pode ser encontrada em habitats perturbados e até mesmo dentro de habitações humanas. Ela também pode viver em florestas de crescimento secundário e plantações.

Distribuição

A perereca-de-olhos-dourados-de-veias é encontrada na América Central e América do Sul. Na América Central, ela ocorre no México, Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Na América do Sul, ela ocorre na Colômbia, Venezuela, Trindade e Tobago, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Veined Tree Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 29 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2009. Trachycephalus typhonius. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Enrique La Marca, Claudia Azevedo-Ramos, Norman Scott, Lucy Aquino, Débora Silvano, Luis A. Coloma, Santiago Ron, Julian Faivovich, Georgina Santos-Barrera, Frank Solís, Roberto Ibáñez, Federico Bolaños, Larry David Wilson, Jerry Hardy, Paulino Ponce. 2010. Trachycephalus typhonius. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55824A95508779.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.