Perereca-de-olhos-dourados-de-mission

Fotografia por John P. Clare, CC BY-NC-ND

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-olhos-dourados-de-mission

Trachycephalus resinifictrix
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Trachycephalus
Nome Científico Trachycephalus resinifictrix(Goeldi, 1907)
Nome Inglês Mission Golden-eyed Tree Frog, Amazon Milk Frog, Blue Milk Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A perereca-de-olhos-dourados-de-mission, conhecida também como rã-de-leite-da-amazônia e rã-de-leite-azul é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A perereca-de-olhos-dourados-de-mission é uma espécie de perereca relativamente grande, atingindo entre 6 e 10 cm de comprimento. A fêmea é maior do que o macho. Um animal adulto tem uma coloração cinza-clara com faixas pretas ou marrons e dedos azulados. O ventre também é cinza-claro, com um toque azul nos flancos. Sua pele tem uma textura granular e irregular. Os pés são marrons com um brilho azulado. Os olhos são dourados com uma "Cruz de Malta" centralizada na pupila. Esta espécie tem um saco vocal muito grande, o que permite ao macho produzir chamados extremamente altos.

Biologia

A perereca-de-olhos-dourados-de-mission produz uma secreção branca leitosa em seu dorso quando se sente ameaçada (isso raramente ocorre em espécimes criados em cativeiro). Essa secreção leitosa é venenosa, mas não parece ser muito prejudicial para os seres humanos.

A perereca-de-olhos-dourados-de-mission é um anfíbio noturno e arborícola. Durante o dia ela dorme na vegetação perto de córregos. Sua dieta consiste de insetos e outros pequenos artrópodes.

Essa espécie não tem um período de reprodução fixo, mas geralmente ocorre durante a estação chuvosa (novembro a maio). Os machos são territoriais com seus locais de vocalização. A estratégia de reprodução da perereca-de-olhos-dourados-de-mission é a seguinte: o macho delimita uma cavidade cheia de água em uma árvore ou bromélia. Ele chama por uma fêmea que vem e coloca uma ninhada de cerca de 2.000 ovos, os quais ele fertiliza. Ele cuida desses ovos e chama outra fêmea para vir. Ele não fertiliza os ovos da outra fêmea, mas os deixa como alimento para os girinos que eclodem dos primeiros ovos. Os girinos já eclodem depois de um dia e a metamorfose de girino para juvenil leva aproximadamente três semanas - esse desenvolvimento é muito mais rápido do que a maioria dos anfíbios.

Habitat

A perereca-de-olhos-dourados-de-mission habita regiões de florestas tropicais úmidas, vivendo praticamente toda a sua vida na copa das árvores e raramente ou nunca desce ao chão.

Distribuição

A perereca-de-olhos-dourados-de-mission pode ser encontrada em toda a Bacia Amazônica abaixo de 800 m de altitude. Ela ocorre no leste do Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Mission Golden-Eyed Tree Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 29 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Enrique La Marca, Claudia Azevedo-Ramos, Robert Reynolds, Luis A. Coloma, Santiago Ron. 2010. Trachycephalus resinifictrix. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55823A11373135.
  • Josh's Frogs.
  • World Association of Zoos and Aquariums (WAZA).
  • Oakland Zoo.
  • Georgia Aquarium.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.