Perereca-de-lábio-branco

Fotografia por JJ Harrison, CC BY-SA

Local da foto: Queensland, Austrália

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/9.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 05/07/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-lábio-branco

Nyctimystes infrafrenatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Nyctimystes
Nome Científico Nyctimystes infrafrenatus(Günther, 1867)
Nome Inglês White-lipped Tree Frog, Australian Giant Tree Frog, Giant Tree Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

A perereca-de-lábio-branco, conhecida também como perereca-gigante-australiana, é um anfíbio da família Hylidae e a maior espécie de perereca do mundo.

A superfície dorsal da perereca-de-lábio-branco, geralmente, é verde brilhante, mas sua cor pode mudar dependendo da temperatura e do ambiente ao redor, e pode ser marrom. A superfície ventral é esbranquiçada e a pele na parte inferior e dos lados pode se tornar bastante granular e irregular. No entanto, a garganta e o resto do corpo são muito lisos. O lábio inferior tem uma distinta listra branca (dando a esta espécie seu nome comum) que continua até o ombro. Uma segunda listra branca corre ao longo das pernas traseiras e inclui o quinto dedo e uma boa parte do quarto dedo. Eventualmente, as listras brancas podem mudar de cor, tornando-se rosa.

A perereca-de-lábio-branco tem entre 11 e 14 cm de comprimento. As fêmeas são maiores do que os machos.

Biologia

A perereca-de-lábio-branco geralmente é mais ativa em noites quentes e úmidas. Ela tem dentes vomerianos e sua dieta é composta de insetos e outros artrópodes.

Os machos vocalizam durante a primavera e verão a partir da vegetação ao redor do local de reprodução depois da chuva. O "chamado" de acasalamento da perereca-de-lábio-branco é muito semelhante a um latido de cachorro. A reprodução ocorre na primavera e no verão em poças nas florestas, riachos lentos e profundos, e em outros corpos de água superficiais. Durante o amplexo, a fêmea deposita entre 200 e 400 ovos esbranquiçados, cada um com cerca de 3 mm de diâmetro. Os girinos se desenvolvem em cerca de 8 semanas. Esta espécie pode viver mais de 10 anos na natureza.

Habitat

A perereca-de-lábio-branco não é muito seletiva quando se trata de habitat. Ela habita uma grande variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, florestas de monção e florestas esclerófilas úmidas. Ela pode ser encontrada com frequência em ou ao redor de estruturas humanas, tais como casas, galpões ou garagens.

Distribuição

A perereca-de-lábio-branco ocorre na Indonésia e Timor Leste, nas ilhas de Timor e Karakelong. Na Austrália esta espécie ocorre em áreas costeiras e adjacentes do nordeste de Queensland, norte de Townsville, e se estende ao redor da Península do Cabo York no Golfo de Carpentaria. Ocorre também nas planícies da Nova Guiné e nas Ilhas Molucas a oeste, e a leste até a Nova Irlanda, no Arquipélago de Bismarck.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "White-Lipped Tree Frog." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Feb. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Holem, R. 2000. "Litoria infrafrenata" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Frost, Darrel R. 2019. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0 (21 Jan 2019). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • Iskandar, D., Mumpuni, Hero, J., Retallick, R. & Richards, S. 2017. Nyctimystes infrafrenatus (amended version of 2004 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T41095A114114070. Acessado em 21 Jan 2019.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.