Perereca-de-bischoff

Fotografia por Carlos Henrique, CC BY-NC

Local da foto: Parque Estadual Intervales, Ribeirão Grande, São Paulo, Brasil

 Canon PowerShot SX50 HS (Canon)
Distância Focal: 8mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 13/01/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Perereca-de-bischoff

Boana bischoffi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Hylidae
Gênero Boana
Nome Científico Boana bischoffi(Boulenger, 1887)
Sinônimo(s) Hypsiboas bischoffi
Nome Inglês Bischoff's Tree Frog
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A perereca-de-bischoff é uma espécie de anfíbio da família Hylidae.

A coloração dorsal da perereca-de-bischoff pode ser alaranjada, acastanhada ou bege, e existem duas formas distintas de padrão de coloração dorsal: uma forma listrada (múltiplas linhas longitudinais predominantemente contínuas) e outra não listrada (inclui padrões com linhas desorganizadas, com linhas escassas e interrompidas, ou indivíduos com o dorso completamente cinza ou com manchas irregulares). A espécie apresenta uma faixa lateral escura, que se estende do focinho até a região mediana do tronco, com uma estreita borda superior esbranquiçada. Na região do focinho, abaixo da faixa, apresenta uma "máscara" verde. As laterais das pernas e dos pés possuem uma faixa longitudinal marrom e/ou verde-escura.

A perereca-de-bischoff tem entre 4,0 e 6,5 cm de comprimento rostro-cloacal.

Biologia

A dieta da perereca-de-bischoff é composta de pequenos invertebrados.

É uma espécie de hábitos noturnos, encontrada em árvores fora da época de reprodução. Durante a época de reprodução é encontrada em corpos de água permanentes, como lagos e lagoas, ou em riachos de fluxo lento. A reprodução é associada a ambientes aquáticos. A ninhada de ovos é colocada entre plantas aquáticas em corpos de água permanentes.

Habitat

A perereca-de-bischoff é uma espécie do bioma Mata Atlântica. Habita florestas primárias, florestas secundárias, e algumas plantações. É tolerante ao desmatamento, ocorrendo mesmo em borda de mata e em ambientes antropizados.

Distribuição

A perereca-de-bischoff é endêmica do Brasil e é encontrada nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ocorre até 1.000 m de altitude.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Paulo Garcia, Axel Kwet 2010. Hypsiboas bischoffi. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T55412A11303997. Acessado em 02 Mar 2019.
  • Frost, Darrel R. 2019. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0 (02 Mar 2019). American Museum of Natural History, New York, USA.
  • MARCELINO, Vanessa Rossetto. Distribuição geográfica e variação morfológica em populações do anuro Hypsiboas bischoffi (Anura: Hylidae). 2009. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. Available at: http://hdl.handle.net/11449/119809
  • RIBEIRO, Ricardo da Silva; EGITO, Gabriel Toselli Barbosa Tabosa do; HADDAD, Célio Fernando Baptista. Chave de identificação: anfíbios anuros da vertente de Jundiaí da Serra do Japi, Estado de São Paulo. Biota Neotrop., Campinas, v.5, n.2, p. 235-247, 2005. Acessado em 02 Mar 2019. Available from http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032005000300017

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.