Mantella-dourada

Fotografia por Frank Vassen, CC BY

Local da foto: Pântano de Torotorofotsy, Madagascar

 DMC-GX7 (Panasonic )
Distância Focal: 45mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 05/12/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mantella-dourada

Mantella aurantiaca
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Anura
Família Mantellidae
Gênero Mantella
Nome Científico Mantella aurantiacaMocquard, 1900
Nome Inglês Golden Mantella
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

A mantella-dourada é uma pequena espécie de rã venenosa da família Mantellidae e pertence ao gênero Mantella. Os membros do gênero Mantella evoluíram para serem muito semelhantes na aparência e comportamento dos seus parentes muito distantes, as rãs venenosas da família Dendrobatidae.

A mantella-dourada tem uma cor uniforme amarela brilhante, laranja ou vermelha. A cor brilhante do seu corpo alerta potenciais predadores sobre a sua toxicidade. Os olhos são pretos, mas ocasionalmente, podem ter uma pigmentação dourada na parte superior da íris. As pernas são curtas e as pontas dos dedos têm distintas almofadas adesivas. Os machos geralmente são menores do que as fêmeas e têm um formato de corpo mais angular. O ventre do macho geralmente tem uma cor mais clara do que o ventre da fêmea. Os machos não fazem tantos chamados como outras espécies do gênero Mantella - o chamado é composto de uma série de notas curtas, cada uma das quais inclui três cliques curtos.

A mantella-dourada tem entre 2,0 e 2,6 cm de comprimento.

Biologia

A mantella-dourada é uma espécie de anfíbio de hábitos diurnos e vive em grupos que, geralmente, consistem de duas vezes mais machos do que fêmeas. Sua dieta é composta de pequenos invertebrados. Na natureza se alimenta principalmente de ácaros, formigas, moscas e colêmbolos.

A reprodução da mantella-dourada tende a começar após as primeiras chuvas do ano e quando há abundância de alimentos. O macho atrai a fêmea com o seu chamado. A fêmea não coloca seus ovos na água, mas na serrapilheira úmida, musgo ou sob cascas ou rochas próximas de uma fonte de água. Cada ninhada contém entre 20 e 46 ovos brancos, cada um medindo até 2 mm de diâmetro. Os ovos são fertilizados pelo macho imediatamente após a postura. Duas semanas depois, os girinos eclodem e, depois de um período de cerca de 70 dias, completam a sua metamorfose. A coloração típica amarela, laranja ou vermelha é adquirida após algumas semanas.

A mantella-dourada atinge a maturidade sexual entre 12 e 14 meses de idade, e pode viver, em média, 8 anos.

Habitat

A mantella-dourada habita apenas florestas primárias e secundárias, e geralmente é encontrada em áreas úmidas e pantanosas frequentemente associadas com florestas de árvores do gênero Pandanus.

Distribuição

A mantella-dourada é uma espécie endêmica de Madagascar, e tem uma distribuição muito restrita no centro e leste do país, mais especificamente na área de Torotorofotsy e na floresta Andromena, no rio Samarirana. Alguns outros pequenos fragmentos de florestas no norte e sul de Moramanga também são populados por esta espécie. Ocorre em altitudes que variam entre 920 e 960 m.

Veneno

A mantella-dourada é uma espécie venenosa que obtém as toxinas presentes em sua pele através da sua dieta. Estas toxinas incluem pumiliotoxina, alopumiliotoxina, homopumiliotoxina, pirrolizidina, indolizidina e quinolizidina. Apesar da mantella-dourada ser venenosa, a serpente da espécie Thamnosophis lateralis e um lagarto do gênero Zonosaurus foram observados predando este anfíbio no pantanal de Torotorofotsy.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Golden Mantella." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Golden Mantella fact file on ARKive.
  • Vences, M. & Raxworthy, C.J. 2008. Mantella aurantiaca. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T12776A3381123.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.